1. Skip to Main Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Biblioteca Municipal

PDFImprimirE-mail

Biblioteca Pública Monteiro Lobato

altHistórico
A Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato foi criada pela lei n° 62/70, de 25 de agosto de 1970, pelo interventor federal Aury de Oliveira. Em 05 de agosto de 1998, a Biblioteca passa a ocupar o atual espaço de funcionamento, mais amplo, possibilitando a organização de seus diversos setores. Em 2009, a Biblioteca deixou de pertencer a Secretaria da Educação, passando a subordinar-se hierarquicamente a Secretaria da Cultura.

Missão:
Garantir igualdade de oportunidades no acesso à informação e ao conhecimento e promover, pelo estímulo à leitura, à pesquisa, e pela preservação dos bens simbólicos, as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, e para o desenvolvimento intelectual, sócio-econômico e cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

Acervo
O acervo é composto por cerca de 30.000 itens, disponibilizando livros, folhetos, periódicos, material audiovisual e material em braile. Está ordenado de acordo com as áreas do conhecimento, seguindo a classificação decimal universal (CDU).

Setores:

Sala Lobatinho
Trata-se do setor destinado ao acervo infantil da Biblioteca.Composto por mais de 2.000 títulos, os livros estão ordenados e classificados cromaticamente, ou seja, pela cor de suas lombadas. A sala conta com a estrutura adequada para o atendimento de crianças mediante agendamento prévio.

Braille

A Biblioteca Pública Municipal possui exemplares em Braille, viabilizando o acesso a leitura aqueles portadores de deficiência visual que queiram utilizar-se dos mesmos.

Setor de Periódicos:

Coloca a disposição dos usuários, revistas e jornais locais e regionais. Oferece, para consulta local, a coleção retrospectiva do ‘‘Diário de Cachoeirinha’’, desde o ano de 2003, e o ‘‘Acervo Fialho’’, conjunto de jornais históricos referentes à criação do município.


Serviços Oferecidos

Consulta Local
A consulta local ao acervo é gratuita e livre para a comunidade em geral.

Empréstimo Domiciliar
Qualquer pessoa tem o direito de retirar  obras em caráter de empréstimo, mediante cadastramento prévio na biblioteca. O usuário pode retirar até dois livros e dois periódicos de cada vez, com prazo de dez dias para a devolução.
A associação é realizada mediante a apresentação de:
- Cédula de identidade em nome do próprio usuário
- Certidão de nascimento, caso o usuário não possua cédula de identidade.
- Comprovante de residência em seu próprio  nome ou em nome dos pais ou do responsável legal (conta atual de água, luz ou telefone fixo).
  Os menores de 12 anos, para confecção da carteirinha, deverão estar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. 

Ambiente Informatizado
O Telecentro oferece acesso gratuito a Internet. Cada usuário tem direito a uma hora para utilizar os computadores. O sistema operacional é o Metasys.

Visita Guiada
É possível participar da visita guiada às dependências da Biblioteca, para conhecer sua história e funcionamento. Para grupos, é necessário agendamento prévio.

Horário

Setor de empréstimo
Em Janeiro de 2013 a Biblioteca permanecerá fechada, recebendo no período apenas devoluções de livros de segunda à  sexta-feira - das 8h às 12h
Telecentro

Endereço: Av. Flores da Cunha, Nº 2251 – Centro Cachoeirinha/RS CEP: 94610-003
Fone/Fax: (51) 3471-2610
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Coordenação geral: Izabel Thiele
Bibliotecária Responsável: Simone Cristina da S. Medeiros - CRB 10/1935




Secretaria Municipal de Cultura (SMC)
Rua Erico Veríssimo, 470 - Parque da Matriz - CEP: 94920-080 - Cachoeirinha/RS
Fone: (51) 34714796
Horário de Atendimento: segunda à sexta das 08h às 17h

Email: cultura@cachoeirinha.rs.gov.br
Site: http://www.cachoeirinha.rs.gov.br/smc