1. Skip to Main Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

PDFImprimirE-mail

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à quinta-feira: 9h às 17h

Sexta-feira: 11h30min às 17h

Endereço: Rua Deolindo Manoel Selao, 71 – Bairro Parque da Matriz,
Cachoeirinha/RS, CEP: 94950-705

Telefones: (51) 3439-3146 e 3471-2610

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

HISTÓRICO

A Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato (BPMML) foi criada pela lei n° 62/70, de 25 de agosto de 1970, sendo o equipamento cultural mais antigo do município.

No início de sua história passou por diversos endereços vindo a se estabelecer, em 1998, no prédio da antiga Prefeitura, na avenida Flores da Cunha. A BPMML pertencia então a Secretaria de Educação, passando para a Secretaria de Cultura em 2009.

A BPMML mudou-se para a Casa do Leite, reabrindo ao público em 30 de maio de 2017. A Casa do Leite é um imóvel de importância histórica para o município, sendo uma de suas construções mais antigas datando de 1935. A Casa do Leite abriga também o acervo histórico municipal.

MISSÃO

Garantir igualdade de oportunidades no acesso à informação e ao conhecimento e promover, pelo estímulo à leitura, à pesquisa, e pela preservação dos bens simbólicos, as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, e para o desenvolvimento intelectual, socioeconômico e cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

 

ACERVO

Até meados de 1980 o acervo era composto por cerca de 2.000 itens. Havendo grande acréscimo nos últimos anos de novos materiais, conta hoje com cerca de 30.000 itens. O acervo está informatizado e ordenado de acordo com as áreas do conhecimento, seguindo a classificação decimal universal (CDU).

 

SETORES

Sala Lobatinho

Trata-se do setor destinado ao acervo infantil da Biblioteca. Composto por mais de 2.000 títulos, os livros estão ordenados e classificados cromaticamente, ou seja, pela cor de suas lombadas. A sala conta com a estrutura adequada para o atendimento de crianças mediante agendamento prévio. A Hora do Conto é uma das atividades disponibilizadas aos pequenos leitores, o que ocorre tanto nas dependências da Lobatinho quanto nas escolas interessadas, mantendo e fomentando a rede formadora de leitores e frequentadores do espaço da biblioteca desde o seu cerne primeiro: a infância.

Braille

A Biblioteca Pública Municipal possui exemplares em Braille, viabilizando o acesso à leitura aqueles portadores de deficiência visual que queiram utilizar-se dos mesmos.

 

Setor De Periódicos

Temos a disposição dos usuários jornais históricos referente à cidade para consulta local.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Consulta Local
A consulta local ao acervo é gratuita e livre para a comunidade em geral.

Empréstimo Domiciliar

Qualquer pessoa tem o direito de retirar obras em caráter de empréstimo, mediante cadastramento prévio na biblioteca. O usuário pode retirar até dois livros e dois periódicos de cada vez, com prazo de dez dias para a devolução.

A associação é realizada mediante a apresentação de:

  • Documentação  necessária para cadastro:

  • Carteira  de identidade ou outro documento com RG e foto

  • Comprovante  de residência no próprio nome ou declaração do titular da conta  que o usuário reside no local (conta de água, luz ou telefone fixo  atualizado do último mês)


OBS: O usuário deve ter, no mínimo, 14 anos para cadastrar-se na BPMML. Menores somente podem realizar cadastro na presença dos responsáveis e com autorização dos mesmos.

O cadastro tem validade de 1 ano.

VISITA GUIADA
Para visitas guiadas às dependências da Biblioteca, é necessário agendamento prévio. Nesta visita serão apresentadas as funcionalidades da biblioteca, história, etc. Conforme tipo de visita desejada serão definidas outras atividades.

CATÁLOGO ON-LINE

A partir de agosto de 2014, a BPMML disponibiliza à comunidade leitora um canal de interatividade com a biblioteca, mediante seu catálogo on-line. Através do site, os interessados podem ter acesso ao acervo da biblioteca, bem como obterem informações sobre a disponibilidade de cada exemplar para empréstimo, sobre o seu histórico de retiradas e/ou devoluções e sobre eventuais multas. O site disponibiliza ainda ao leitor a possibilidade de conceituar seus livros favoritos dando "notas" aos mesmos e sugerir títulos a serem adquiridos pela biblioteca. Pode-se acessar ao catálogo virtual através do seguinte endereço:

biblioteca.cachoeirinha.rs.gov.br

Para ter acesso aos serviços de renovação, reserva de livros, histórico do usuário, entre outros é necessário logar-se ao site acima com usuário e senha.

  • Usuário (corresponde ao número da carteira de identidade)

  • Senha (corresponde à data de nascimento no formato ddmmaaaa)

Horário: Segunda à quinta-feira: 9h30min às 16h30min
Sexta-feira: 12h às 16h30min