1. Skip to Main Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Horto Municipal

PDFImprimirE-mail

Um grande berçário de esphorto1écimes vegetais é o que ressalta aos olhos de quem visita o Horto, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeirinha, situado no bairro Jardim Betânia. O local, fundado em 1989, abriga mais de 50 mil mudas de 480 espécies diferentes de plantas nativas, frutíferas, exóticas, medicinais e ornamentais, sendo algumas já raras na natureza.

O espaço, com cerca de 1,4 km², é composto por uma sementeira, que abriga mais de 12 mil mudas de plantas, além da área de crescimento das árvores. O Horto possui ainda uma estufa, com capacidade para cinco mil plantas. Com ela, pode-se fazer o cultivo de espécies até no inverno, pois dentro do local a temperatura se mantém alta e com controle de umidade.

Também integram o Horto Municipal, o herbário de plantas medicinais, com mais de 90 tipos de chás, e o cactário, com diversas espécies de cactus. Outro importante espaço é a área de compostagem, para a produção de adubo natural. Neste local é feita a decomposição dos resíduos que se recebe da Prefeitura, como serragem, restos de madeiramento, além de restos orgânicos, para a transformação em material para a adubagem das mudas e plantas. Há ainda no Horto, um lago e o Anfiteatro que será inaugurado no próximo dia 05 de junho, com capacidade para 80 pessoas.horto2

Educação Ambiental - Além do berçário de plantas, o Horto promove atividades de educação ambiental e conscientização ecológica, com a visita de grupos de estudantes, professores e funcionários de empresas, com no máximo 15 pessoas. Os participantes são orientados sobre lixo orgânico, utilização de materiais não-poluentes, cultivo de plantas, compostagem, cuidados para a preservação do meio-ambiente, entre outros assuntos. As visitas são agendadas diretamente no Horto e, de acordo com a necessidade, a equipe da secretaria também pode fazer a palestra na escola ou empresa.

A equipe do Meio Ambiente também ministra oficinas de hortas caseiras e jardinagem todas as quintas-feiras para alunos da EMEF Alzira Araújo. Nesses encontros eles recebem informações sobre épocas de plantio, variedades de plantas, como fazer o plantio das mudas, além de dicas sobre a manutenção de hortas e jardins. O Horto recebe ainda a visita de idosos que fazem exercícios e caminhadas orientadas por uma equipe médica da Secretaria Municipal da Saúde.

horto3Doação de Plantas - Todas as terças, a Secretaria de meio Ambiente faz a doação de mudas de diversas espécies de plantas. Quem faz a retirada recebe ainda orientações sobre qual espécie é melhor adaptável ao espaço disponível.

O Horto Florestal, a partir de um parecer da Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, foi recomendado como Floresta Municipal, sendo necessária uma Lei específica que irá recategorizá-lo como tal, integrado-o ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O Horto Municipal fica Rua Capão da Canoa, 55 e o telefone é (51) 3470-8350.