Matrículas abertas para ingresso na rede pública

Escrito por  Magda Vargas 18 Outubro 2013 Publicado em Últimas Notícias
Matrículas abertas para ingresso na rede pública Thayná Bandasz

Divulgado cronograma de inscrições para as escolas do município em 2014

A Central de Matrículas da Secretaria de Educação de Cachoeirinha (SMED) começou a receber desde o início desta semana as inscrições dos alunos que querem ingressar na rede pública de ensino a partir do ano que vem. Na educação infantil o processo de inscrição, confirmação de rematrícula e matrículas das crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses e 29 dias nos espaços das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Creches Comunitárias Conveniadas segue até  1º de novembro de 2013.
As inscrições podem ser realizadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil, no horário das 7h às 19 horas ou na Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 17h.
A secretária de Educação Elisamara Roxo destaca que a inscrição, nesta primeira etapa “não representa a garantia de vaga, uma vez que estão previstas outras etapas com avaliação de critérios como proximidade escola/residência, renda, vulnerabilidade social, entre outros, para efetivação, ou não, da vaga”. O período de inscrição para alunos conveniados das Creches Comunitárias também será até 1º de novembro de 2013, e ocorrerá somente na Central de Matrículas (Rua Érico Verissímo, 470).
As inscrições para ingresso de alunos novos no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos serão realizadas até 31 de outubro de 2013. Já o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos será assegurado a crianças com seis (6) anos completos até 31 de março de 2014, o que compreende data de nascimento limite de 31 de março de 2008.  As inscrições para o ingresso no 1º ano do Ensino Médio Normal e Técnico deverão ser realizadas no site www.educacao.rs.gov.br, em qualquer escola ou na SMED - Central de Matrículas.
A  Coordenadora dos Programas e Projetos Especiais da SMED, Marisete Bergamaschi destaca que as inscrições para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos e no 1º ano do Ensino Médio, Normal e Técnico “deverão ser feitas pelos pais ou responsável por aluno com até 18 anos, podendo ser feita pelo próprio aluno em se tratando de maioridade legal”.

Quadro dos níveis da educação infantil.

I - Berçário

04 meses a 11 meses e 29 dias

01 ano a 01 ano e 11 meses e 29 dias

II - Maternal

M1

02 anos a 02 anos e 11 meses e 29 dias

M2

03 anos a 03 anos e 11 meses e 29 dias

III – Pré-escola

04 anos a 04 anos e 11 meses e 29 dias

05 anos a 05 anos e 11 meses e 29 dias

Veja abaixo data, local e documentação necessária para a inscrição

Quando: De 14/10/2013 a 01/11/2013
Onde: Na Escola Infantil pretendida ou Central de Matrículas: Rua Érico Veríssimo, 470. Fone: 3469-8928
Documentação Necessária: Certidão de nascimento da criança; comprovante de endereço em nome do responsável legal do menor; carteira de vacina; comprovante de renda da família; cartão do SUS.

Ensino Fundamental e Politécnico
Quando: De 13/10/2013 a 31/10/2013
Onde: Diretamente no site www.educacao.rs.gov.br
Para: Ensino Fundamental - 1º ano; Ensino Médio (Politécnico) - 1ºano; Curso Normal (Magistério) - 1º ano; Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 1º ano; Educação Profissional Subsequente (Cursos Técnicos) - 1º ano; Aproveitamento de Estudos Curso Normal (Magistério) - 1º ano.