Começa o Março Lilás em Cachoeirinha

Escrito por  Magda Vargas 06 Março 2012 Publicado em Últimas Notícias

Incentivar a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Esse é o objetivo da programação do Março Lilás, evento organizado pela Prefeitura Municipal de Cachoeirinha em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Para comemorar e homenagear as mulheres, atividades serão realizadas durante todo o mês de março em Cachoeirinha. Neste mês, haverá uma intensa programação voltada à orientação e prevenção, nas Unidades Básicas de Saúde. Já nos Centros de Referência da Assistência Social, as Rodas de Conversas sobre temas variados estarão em pauta. Já no dia 8 de março, a Caminhada pela Paz e Igualdade com saída do Calçadão até a Prefeitura deve reunir mais de 500 participantes. Esse também é o número de participantes que devem assistir o espetáculo “Pois é Vizinha”, no auditório do CESUCA. No dia 16,  o City Tour Mulher com a visitação a vários pontos turísticos do município deve encantar as participantes.

O Painel Avanços e Conquistas das Mulheres de Cachoeirinha e homenagem aos 10 anos da Coordenadoria da Mulher no Plenarinho da Câmara de Vereadores,  segundo a coordenadora  da Gerência de Políticas Públicas de Gênero, Beatriz Consuelo Martins será um momento de reflexão. “Temos muito a comemorar. Foram muitas as conquistas ao longo desses 10 anos aqui em Cachoeirinha, mas ainda há muito a ser feito”, enfatizou a coordenadora.
     A programação do Março Lilás encerra no dia 31 de março com a ação Viva Mulher que englobará a distribuição de material informativo, confecção de carteira de trabalho, encaminhamento para emprego, verificação de glicose e de pressão arterial e apresentação de Cleiton Amorim. Para a presidente do Comitê Viva Mulher, Sueli Pires, o Março Lilás tem como  objetivos estimular o debate sobre gênero. “ Queremos sensibilizar a população e principalmente, as mulheres do seu papel na sociedade. Estamos propondo a discussão de temas como a prevenção, o combate a violência doméstica e também fortalecendo a luta em defesa da mulher cachoeirinhense”, ressalta Sueli Pires.
Confira a programação completa do Março Lilás
1° de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS Vila City
2 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS Jardim do Bosque
3 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na Unidade de Saúde da Família Carlos Wilkens.
6 de março, 19h – Apresentação do Relatório de Atividades das Políticas Públicas para Mulheres 2011, no Plenarinho da Câmara dos Vereadores (Rua Manatá, 565 – Jardim Colinas)
7 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na USF Jardim Betânia e na UBS Luis de Camões
8 de março, 9h – Caminhada pela Paz e Igualdade com saída do Calçadão até a Prefeitura
9 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS Granja Esperança e na USF Canarinho
11 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na Unidade de Saúde da Família Otacílio da Silveira – As atividades previstas para este local serão desenvolvidas na 1° Igreja Evangélica Assembléia de Deus (Rua Piauí, 512, Bairro Fátima)
12 de março, 20h – Apresentação do espetáculo “Pois é, vizinha”, no Cesuca (Rua Silvério Manoel da Silva 160 – Bairro Colinas). A promoção é da Secretaria de Governo Municipal através da Gerência de Políticas Públicas de Gênero, que disponibilizará transporte para grupos de mulheres de diferentes regiões da cidade. Informações sobre o roteiro do transporte pelo fone: 3041-7165.
13 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS Getúlio Vargas
14 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde nas Unidades de Saúde da Família Araçá I e II e UBS Parque da Matriz
15 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS Getúlio Vargas
16 de março – City Tour Mulher com visitas aos atrativos turísticos de Cachoeirinha. Inscrição ao término da Caminhada pela Paz e Igualdade em frente a prefeitura. Vagas Limitadas
19 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS Décio Martins Costa
20 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde no SAE-DST/Aids.
14h – Palestra Bem-estar no Cesuca.
14h – Atividades no CRAS Herbert de Souza com debate e orientação sobre o cotidiano da mulher, mãe e trabalhadora.
21 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS Osvaldo Cruz
14h – Painel Avançoes e Conquistas das Mulheres de Cachoeirinha e homenagem aos 10 anos da Coordenadoria da Mulher no Plenarinho da Câmara dos Vereadores.
26 de março, ás 14h – Roda de Conversa com o GRUPO DE FAMÍLIAS da SEFA/SeAMA, na SociedadeEspírita São Francisco de Assis (Rua Santa Clara, 170)
27 de março, das 8h30min ás 16h30min – Ações de Saúde na UBS COHAB.
13h30min – Roda de conversa “Assuntos de mulher: maturidade, e agora?” no Cesuca.
9h – Atividades no CRAS Betânia com debate e orientação sobre o cotidiano da mulher, mãe e trabalhadora.
28 de março, ás 14h – Roda de Conversa Auto-Estima no CAPS
29 de março, ás 14h – Atividades no CRAS Anair com debate e orientação sobre o cotidiano da mulher, mãe e trabalhadora.
31 de março, das 14h ás 18h – Ação Viva Mulher no Parcão da Paz Ignácio Aloysio Herbert (Parada 57) – Equipes DST-Aids, Estratégia Saúde da Família (ESF), Dengue, Saúde da Mulher, Odontologia e Doentes Crônicos, verificação de glicose e de pressão arterial, feira de artesanato, serviço de Ouvidoria da Prefeitura, confecção de carteira de trabalho, encaminhamento para empregos e outros serviços. Apresentação de Cleiton Amorim (voz e violão). Será oferecido transporte de diversos bairros até o local (informações: 30417148).