Cachoeirinha promove ações para marcar o Maio Vermelho e ao Dia Mundial sem Tabaco

Escrito por  Andressa de Bem e Canto 17 Maio 2017 Publicado em Últimas Notícias

Campanha visa combater o câncer bucal, através de medidas voltadas à prevenção e o ao diagnóstico precoce

A Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza atividades em alusão ao Maio Vermelho e ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.

Nesta quarta-feira, dia 17, foi realizada uma palestra na Academia de Saúde, sobre prevenção e fatores de risco ao câncer bucal. E, no dia 31 de maio, ocorrem ações de diagnóstico e prevenção em saúde bucal, na UBS Décio Costa, Unidade Odontológica City, Secretaria Municipal de Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

“A campanha do Maio Vermelho foi instituída a partir do Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, em 2006. As atividades realizadas neste mês visam combater o câncer bucal, através da prevenção e do diagnóstico precoce”, lembra o secretário da Saúde, Paulo Abrão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1987, o Dia Mundial sem Tabaco, no 31 de maio, como forma de alertar para as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer na cavidade oral, além do excesso de bebidas alcoólicas e das infecções pelo HPV. No Brasil, cerca de 15 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2016, sendo a maior incidência em homens.

Controlar os fatores de risco, bem como realizar os exames clínicos com profissional de saúde capacitado, são consideradas as melhores formas de evitar o aparecimento da doença. A identificação de lesões ou do câncer em estágio inicial possibilita um tratamento menos agressivo e aumenta as chances de cura.