DIA DO PEDESTRE: Ação conscientiza sobre a importância do uso da faixa

Escrito por  Vanessa Martins 09 Agosto 2017 Publicado em Últimas Notícias
DIA DO PEDESTRE: Ação conscientiza sobre a importância do uso da faixa Foto: Fernando Planella

Atropelamentos na cidade vitimaram pedestres que não fizeram a travessia de forma segura.

Inusitadas pedestres fizeram a travessia da Flores da Cunha hoje na faixa de segurança da parada 49: bailarinas do Estúdio Daiane Weiss convidaram os transeuntes para atravessar a avenida e ainda presentearam os motoristas que aguardavam o semáforo com passos de balé. A iniciativa foi para chamar a atenção de todos para a importância de usar a faixa de pedestres.
“Todos os atropelamentos que aconteceram na Flores da Cunha atingiram pedestres que estavam atravessando fora da faixa. É um grande perigo quando se considera a velocidade máxima da via, que é de 60Km/h, e o enorme fluxo dela. É a segunda via mais movimentada do Estado", lembrou o prefeito Miki Breier.
O secretário municipal de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre Gouvêa, destaca que a ação vai ao encontro das comemorações pelo Dia Mundial do Pedestre e foi promovida pelo Setor de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade.
O uso da faixa de segurança foi destacado porque recentemente aconteceram atropelamentos na avenida principal da cidade. O último ocorreu na segunda-feira, na parada 50, quando uma idosa atravessou a avenida fora da faixa de segurança e foi atingida por uma motocicleta. No ano passado foram anotados três óbitos em decorrência deste tipo de acidente (são considerados apenas os que acontecem no local).

"Para evitar situações como esta, o Setor de Educação para o Trânsito realiza periodicamente uma esquete teatral voltada ao público idoso, visando diminuir o índice de atropelamentos envolvendo pessoas nessa faixa etária", lembrou a coordenadora do Setor, Rose Dotte. Há ainda atividades voltadas para o público infantil, nas vésperas de feriados, em datas comemorativas, entre outras ações (conheça mais aqui).

Dados da violência no trânsito em Cachoeirinha

De acordo com o Detran/RS, de 2010 a 2016, o número de acidentes e vítimas fatais na cidade mantém uma média de 10,5 por ano, cada uma das ocorrências: foram 73 acidentes e 74 vítimas no período. A grande maioria das mortes acomete os homens: 78%. Além disso, as mortes se concentram na faixa etária dos 18 aos 29 anos e 65 aos 74 anos, ou seja, os jovens e os idosos são o público mais vulnerável à violência no trânsito.
Outro dado que chama a atenção: 65% das vítimas fatais são de pedestres e motociclistas. O atropelamento é o que mais mata (35,6%), seguido da colisão de veículos (31,5%). O dia da semana que mais faz vítimas é o sábado à noite.

Curiosidade sobre o Dia do Pedestre

Sabe por que justamente hoje, dia 8 de agosto, é comemorado o Dia do Pedestre? Porque foi num 8 de agosto, em 1969, que quatro músicos atravessaram uma faixa de pedestres com o intuito de tirar uma foto para a capa de seu próximo disco. Esses quatro músicos eram os Beatles, e a faixa de pedestres era na rua Abbey Road. A rua, que desde então virou atração turística, fica no distrito de St John’s Wood, noroeste de Londres.