Escrito por  Andressa de Bem e Canto 11 Agosto 2017 Publicado em Últimas Notícias
EDUCAÇÃO: Prefeitura promove formação “Leitura, Mediação e Formação de Leitores” para regentes de biblioteca Naldo Lima

Cerca de 30 professores de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), de Ensino Fundamental (EMFs) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram da atividade.

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação, através da Biblioteca Solarium, promoveu, no CMAEEL, a formação “Leitura, Mediação e Formação de Leitores”, para professores regentes de biblioteca. Cerca de 30 professores entre EMEIs, EMFs e EJA participaram da formação. A secretária de Educação, Rosa Lippert, falou da importância de incentivar o gosto pela leitura desde a infância. “A biblioteca tem que ser o coração da escola. Queremos transformar Cachoeirinha em uma cidade de leitores e temos que começar pelas nossas crianças”, declarou.

Pela manhã, a formação teve como foco os professores de EMEIs e EMEFs. A primeira atividade foi a contação de histórias, da professora da EMEI Granjinha, Carmelinda Fraga Sutoff, que teve a participação de alunos da escola. Na sequência, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Flávia Machado, realizou o relato de experiências “Jogos literários na Educação Infantil e anos inciais do Ensino Fundamental”. Em seguida, foi a vez da doutora em Letras, Gláucia de Souza, realizar a palestra “Ler: gesto, voz, sentido”.

À tarde, a programação privilegiou os regentes de biblioteca de EMFs e EJA. A programação iniciou com a contação de histórias, com a bibliotecária regente da biblioteca escolar da Prefeitura de Cachoeirinha, Cláudia Plá Nogueira. Após, ocorreu o relato de experiências “Jogos literários nos anos finais do Ensino Fundamental”, com a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Flávia Machado. Por fim, a mestre em Letras e professora de Língua Portuguesa do município de Cachoeirinha, Ana Paula Cecato, realizou a palestra “Literatura juvenil: acervo e mediação de leitura”.