MÊS AMARELO: Setembro é marcado pela prevenção ao suicídio

Escrito por  Vanessa Martins 11 Setembro 2017 Publicado em Últimas Notícias
MÊS AMARELO: Setembro é marcado pela prevenção ao suicídio Arte: Nathalia Marques

Das 20 cidades com maior número de suicídios no Brasil, 11 estão no Rio Grande do Sul. Mil pessoas morrem no Estado todos os anos por este motivo.

São 32 pessoas mortas, todos os dias, por suicídio no Brasil. O número é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O Rio Grande do Sul apresenta uma das mais altas taxas de suicídio do Brasil. Por dia, em média, 3 gaúchos cometem suicídio, além de outras 30 tentativas. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, até este momento, a segunda causa de óbito entre os jovens de 15 a 29 anos é o suicídio, perdendo apenas para os acidentes de trânsito nesta faixa etária. Apesar disso, ele é um mal silencioso, simplesmente porque as pessoas evitam falar no assunto. Por isso, o dia 10 de setembro foi instituído como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No âmbito do Estado, foi instituída a “Semana Estadual de Valorização da Vida”, realizada anualmente.
Em Cachoeirinha, quem precisa de ajuda pode procurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na rua Aparício Soares da Cunha, 128, bairro Bom Princípio, próximo ao Shopping do Vale. O telefone para contato é o 3041-6027. Especialmente neste mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação estará desenvolvendo um projeto sobre o Setembro Amarelo. Conforme Matheus Rodrigues e Letícia Terra, responsáveis pela iniciativa, a partir desta sexta-feira, 15, ações serão realizadas em diferentes locais. "Abraços, conversas e materiais de divulgação serão distribuídos nos eventos 'Prefeitura com a Gente', 'Gabinete com a Gente', além de espaços como a Prefeitura e a esquina da Radan", conta Matheus. Uma atividade também será realizada no AIMA - Abrigo Infantil Amarelinha (confira a programação abaixo).
Outro serviço que pode ser buscado pela população é o CVV – Centro de Valorização da Vida (www.cvv.org.br), que  realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
O prefeito Miki Breier, autor da lei que instituiu a Semana Estadual de Valorização da Vida, destaca que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos: "é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. Portanto, é preciso falar, quebrar tabus, alertar a população e conscientizar sempre e especialmente neste mês".
As ações contam com o apoio da gráfica Color Print.

Programação:
16/09 - Abertura oficial no evento "Prefeitura com a Gente" (manhã)
18/09 - em frente à Radan (manhã)
20/09 - em frente à Prefeitura (manhã)
25/09 - em frente à Radan (manhã)
22/09 - programação no AIMA: palestra e dinâmicas durante todo o dia (atividade interna)
27/09 - encerramento no Gabinete com a Gente: atividades com músicas e entrega de rosas amarelas na Prefeitura (manhã)