Escrito por  Gabriel Silveira 12 Setembro 2017 Publicado em Últimas Notícias
RODEIO: Nas categorias mirim e juvenil, o CTG Guapos da Amizade ficou em 1º lugar. Na adulta, o vencedor foi o Caudilho Guaibense Fernando Planella

13 invernadas participaram do 1º Rodeio Artístico e Cultura das Tradições Gaúchas, que integra as atividades da 31ª Ronda Crioula de Cachoeirinha

O CTG Guapos da Amizade, de Cachoeirinha, foi o campeão das categorias juvenil e mirim no 1º Rodeio Artístico e Cultura das Tradições Gaúchas. Na categoria adulta, o CTG vencedor foi o Caudilho Guaibense. A disputa reuniu 13 invernadas e integra as atividades da 31ª Ronda Crioula de Cachoeirinha.
Na categoria mirim, o segundo lugar ficou o CTG Carreteiros da Saudade e o terceiro com o CTG Caudilho Guaibense. Na categoria juvenil, em segundo lugar ficou o CTG Roda de Carreta e, em terceiro, o CTG Carreteiros da Saudade. Já na categoria adulta, em segundo lugar ficou o CTG Rancho da Amizade e, em terceiro, o CTG Caminhos do Pampa.
Os CTGs vencedores da melhor entrada foram o Guapos da Amizade, na categoria mirim; o CTG Carreteiros da amizade, na categoria juvenil e, na categoria adulta, o CTG vencedor foi o Caudilho Guaibense. O prêmio de melhor torcida ficou para o CTG Carreteiros da Amizade.
A Ronda Crioula segue até o dia 20 de setembro. Em função do grande fluxo de pessoas, serviços foram ampliados ou reforçados. A segurança do evento é feita pela Brigada Militar, Guarda Municipal e de Trânsito, além do Corpo de Bombeiros. Também estão de plantão no local os grupos de Resgate e Salvamento Vida, Grave e os Anjos do Asfalto. Serviços de urgência e emergência como o SAMU e ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde estão à disposição dos frequentadores da Ronda. As ocorrências deste tipo podem ser atendidas pelo telefone 192.
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade está com uma base da Guarda Municipal no espaço, além de um dispositivo de segurança na entrada do parque monitorando e gravando as imagens de quem entra ou sai, 24 horas por dia.
Linhas extras de ônibus atendem especialmente o evento. O itinerário inclui uma linha gratuita, que parte da padaria Bazotti até a Ronda; uma linha chamada de Corujão, que circula da 00h10min até as 04h10min; entre outras linhas que passam pelos bairros Parque da Matriz, Granja/Anair e Fátima. Para quem optar por ir até o evento com veículo próprio, há estacionamento pago. A entrada da Ronda é gratuita. No total, serão 65 piquetes, representantes dos quatro CTGs da cidade: Rancho da Saudade, Roda de Carreta, Guapos da Amizade e Sinuelo da Amizade.