OUTUBRO ROSA: Exposição "De Peito Aberto" revela a sensualidade das vitoriosas

Escrito por  Vanessa Martins 04 Outubro 2017 Publicado em Últimas Notícias

Fotógrafas Bruna Gomes e Carol Geremias, do Estúdio Boudoir Folie, participaram do projeto de resgate e valorização da autoestima de quem passou pelo tratamento contra o câncer.

"Um momento mágico", foi como resumiu a fotógrafa Carol Geremias que, ao lado da parceira de estúdio Bruna Gomes, clicou um grupo de oito vitoriosas - como são conhecidas as mulheres que passaram ou estão passando pelo tratamento contra o câncer. A ação faz parte do projeto de resgate e valorização da autoestima das participantes do programa Viva Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente no Outubro Rosa.
A sessão de fotos foi produzida com base no estilo "Boudoir". A palavra de origem francesa designa os quartos franceses no início do século XIV, onde as princesas e rainhas se arrumavam e recebiam pessoas íntimas. Por isso, são criados cenários que sugerem um ambiente íntimo feminino. "É um momento intimista e a ideia é resgatar a feminilidade e a autoestima da mulher, em especial destas que passaram por traumas e possuem cicatrizes", explica Carol. Por causa disso, a fotógrafa conta que muitas chegaram extremamente tímidas, cheias de pudores. "Algumas eram senhoras muito recatadas. Uma delas nem queria fazer fotos, só queria olhar. Mas, aos poucos, com o apoio uma da outra, foram se soltando e aceitando a proposta. No final, elas se surpreenderam com o resultado. Nem acreditaram que eram elas mesmas nas fotos", revelou.
Foi a primeira vez que as profissionais participaram de um projeto desta natureza. Para Carol, foi uma oportunidade ímpar: "ver a felicidade no olhar delas foi algo que eu nunca pude imaginar. Foi muito gratificante fazer parte disso", concluiu.
Integra o projeto ainda um vídeo institucional com depoimentos das vitoriosas que participaram do ensaio fotográfico, realizado no Motel Sahara, em Cachoeirinha. O filme será exibido nas redes sociais da Prefeitura e durante a abertura da exposição.