Escrito por  Andressa de Bem e Canto 09 Outubro 2017 Publicado em Últimas Notícias
TRABALHO: Parceira entre Prefeitura e Transcal garante a criação de 25 vagas pelo programa Jovem Aprendiz Fernando Planella

Processo beneficiará jovens de Cachoeirinha e terá custo zero para o município. A cidade é a primeira no Estado a fazer parceria com uma empresa para realizar o programa.

A partir do dia 23 de outubro, inicia em Cachoeirinha o programa Jovem Aprendiz Transcal, que dará oportunidades de trabalho para 25 jovens, sendo 23 do município, de 14 a 22 anos. Destes jovens, onze trabalharão na Prefeitura, doze na Transcal e dois na Ensino Social Profissionalizante (Espro), empresa que realizou o processo de seleção, com o apoio dos CRAS Carlos Wilkens.

Cachoeirinha é o primeiro município do Estado a fazer parceria com uma empresa privada para o programa Jovem Aprendiz. Conforme o consultor de marketing e relacionamento da Espro, Antônio Tadeu Stoduto, o programa pode durar até dois anos e, no caso de Cachoeirinha, será de 16 meses. “Os jovens são contratados no regime CLT e recebem uma bolsa-auxílio de R$ 641 por mês, mais vale-transporte”, esclarece Stoduto. O processo não terá custo para o município, pois será custeado pela Transcal.

Os jovens que trabalharão na Prefeitura serão distribuídos entre diferentes secretarias municipais, com ênfase na pasta de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

O secretário de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas, Gilson Stuart, informa que “no dia 19 de outubro, será feita uma reunião para esclarecimentos com os respectivos diretores das áreas em que os jovens atuarão”.

Sobre o Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal, criado a partir da Lei da Aprendizagem, n° 10.097/00, com o objetivo que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam à capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. Para participar do programa é preciso ter idade entre 14 e 24 anos, com exceção dos candidatos com deficiência, que não há limite de idade. É necessário ainda estar matriculado no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou já ter concluído a Educação Básica.

Interessados em participar do programa devem acessar o site http://www.espro.org.br/ no link Quer Ser Jovem Aprendiz? e realizar um cadastro, para concorrer às oportunidades disponíveis em Porto Alegre e Região Metropolitana.