Escrito por  Magda Vargas 10 Outubro 2017 Publicado em Últimas Notícias
SEGURANÇA: Quinto encontro do Gabinete de Gestão Integrada-Municipal (GGI-M) tratou sobre redução de homicídios Fernando Planella

Prefeitura de Cachoeirinha terá um plano municipal de prevenção à violência com atuação conjunta e transversal

“Da Proteção do Patrimônio à Defesa da Vida: O município como protagonista do controle, da prevenção e da diminuição de vitimização letal e dos crimes violentos”, foi o tema do quinto encontro do Gabinete de Gestão Integrada-Municipal (GGI-M), na manhã desta terça-feira(10), no Hotel Alano.

O prefeito Miki Breier abriu o evento falando da parceria com o Instituto Fidedigna, que resultou na assinatura da carta de compromisso, firmada em setembro, com o objetivo de reduzir e prevenir homicídios.

O diretor de projetos estratégicos do Instituto Fidedigna, Eduardo Pazinato, lembrou que das 50 cidades com maiores taxas de homicídios, 32 estão no Brasil. “É necessário reduzir a violência e, isso é possível. Na América Latina, quedas sustentáveis, de até 15% ao ano, foram alcançadas. Nosso propósito é mobilizar os cidadãos promovendo políticas públicas baseadas em evidências. Queremos diminuir os homicídios em 50% em 10 anos, representando uma queda anual de 7%”, projetou.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) atua como um fórum deliberativo e executivo, com o objetivo permanente de promover a articulação dos programas de ação governamental na área da fiscalização e segurança urbana. Conta na sua constituição com representantes do executivo municipal, entidades não governamentais, organizações militares e entidades de classe.

O GGI-M de Cachoeirinha tem sido um importante espaço de articulação sobre a política de Segurança Pública, reunido as forças de segurança que atuam na Cidade e demais instituições. “Vamos elaborar um plano municipal de prevenção à violência, envolvendo todos os agentes que podem atuar, de forma conjunta e transversal, para enfrentarmos este problema tão complexo e preocupante”, informou o secretário de Governança e Gestão, Juliano Paz.

BALADA SEGURA

O secretário de Mobilidade e Segurança, Marco Aguirre Gouvea, apresentou um balanço do programa Balada Segura. Iniciado em agosto, já foram realizadas nove operações onde foram abordados 906 e 963 condutores. Destes, 30 estavam sem habilitação e 19 com habilitação suspensa ou cassada. Foram recolhidos 243 documentos, 169 veículos foram removidos e efetuadas 11 prisões.

O prefeito Miki Breier voltou a destacar a importância das parcerias e atuação no combate preventivo. “A violência é um tema que envolve todos os setores da comunidade. Pensar em segurança é pensar no todo e vamos continuar fazendo a nossa parte”, assinalou ao lembrar e parabenizar os Guardas Municipais pelo seu dia, celebrado ontem.