Escrito por  Vanessa Martins 30 Novembro 2017 Publicado em Últimas Notícias
SEGURANÇA: Centro Integrado de Comando e Controle completa sete meses de atuação Foto: divulgação

Integração das forças de Segurança contribuiu para a redução nos principais índices de criminalidade em Cachoeirinha.

Um dos principais objetivos do Governo, ao assumir suas funções no início deste ano, foi a adoção de medidas para otimizar os gastos dos recursos públicos. Na agenda da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade nasceu o CICC - o Centro Integrado de Comando e Controle, ex-Central de Videomonitoramento. O que mudou foi a integração de duas áreas antes segmentadas: a Guarda de Trânsito e a Guarda Municipal, que agora atuam de forma conjunta na sala do CICC. Além disso, o setor mantém comunicação permanente com a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Associação de Taxistas que avisa à Secretaria sobre situações de risco e emergências. O Centro ainda recebe informações da comunidade, através de grupos de whatsapp.
Por meio de radiocomunicadores, os agentes que observam a cidade por meio do videomonitoramento, alertam os guardas que estão nas ruas sobre as ocorrências ou suspeitas. E para ampliar ainda mais o alcance da Segurança Pública, a Secretaria estabeleceu, recentemente, parcerias com o comércio local que possui câmeras de vigilância que possam transmitir imagens ao CICC, e com a empresa Proterisco, que instalou três unidades de vigilância. A estratégia faz parte do projeto Cachoeirinha Digital, em que serão utilizadas as imagens produzidas pelas 26 câmeras da Secretaria de Segurança e Mobilidade que estão em funcionamento. As informações do dia a dia da cidade serão complementadas com as imagens de câmeras particulares instaladas em postos de combustíveis, lojas, empresas e condomínios, por exemplo. "A primeira parceria que fizemos neste sentido foi com a Stadtbus, cuja câmera de segurança, instalada na sede da empresa na entrada do bairro Jardim Betânia, fornece imagens de uma das principais saídas da cidade, ou seja, ela é estratégica para nós", contou o titular da pasta, Marco Aguirre Gouvêa. Para integrar a ação e compartilhar as imagens é preciso comparecer à Secretaria e preencher o termo de adesão (o endereço é Av. Coronel João Batista Soares da Silveira e Souza, 130/2° andar, telefone 3469.5268).

Redução na criminalidade
A adoção de uma central única gerou uma economia mensal de R$ 13 mil aos cofres do município, além de garantir rapidez aos atendimentos e o cercamento eletrônico da cidade. "E não apenas isso, os principais índices de criminalidade divulgados pelo Observatório Estadual de Segurança Pública revelam uma redução significativa", destaca Aguirre. Um exemplo são os Delitos Relacionados a Armas e Munições, que tiveram uma queda de 24% no comparativo com os meses de janeiro a outubro de 2016 e 2017. Os furtos caíram 18% e o de veículos, em especial, caiu 23%.