Escrito por  Andressa de Bem e Canto 03 Janeiro 2018 Publicado em Últimas Notícias
BALANÇO: Secretaria de Governança e Gestão teve como foco os canais de participação e transparência do governo Fernando Planella

Prefeitura com a Gente e Diálogos com a Cidade são exemplos de iniciativas que visaram ao contato direto entre a gestão pública municipal e a comunidade

A Secretaria Municipal de Governança e Gestão tem um papel de articulação entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a sociedade, as entidades e os conselhos. Em 2017, o foco da pasta foi aprimorar a relação direta com a comunidade, através de canais de participação e transparência da Administração. Desta forma, o governo pode tanto ouvir as demandas da população e, a partir disto, tomar providências e esclarecer o que está sendo feito em cada área.
O titular da pasta, Juliano Paz, aponta que a transversalidade entre as secretarias municipais e o desenvolvimento de um planejamento estratégico fazem parte das ações da Secretaria de Governança e Gestão. “Acreditamos que a articulação interna é uma das principais finalidades da nossa secretaria. Mudamos a lógica tradicional, de enxergar a Prefeitura como várias subdivisões, para que o governo seja visto como um todo, um conjunto, e não em partes independentes”, afirma Juliano.
Implementado neste ano, o projeto Prefeitura com a Gente leva toda a equipe do governo municipal, incluindo o prefeito, Miki Breier; o vice-prefeito, Maurício Medeiros; secretários e diretores até os bairros da cidade, para conversar pessoalmente com os moradores. “Passamos por todas as regiões de Cachoeirinha, totalizando 19 edições do Prefeitura com a Gente, em 2017”, revela o secretário Juliano Paz. Nessas ocasiões, que ocorrem aos sábados, a cada 15 dias, as demandas são variadas, mas o secretário destaca como recorrentes os pedidos de manutenção de ruas, limpeza e corte de áreas públicas, além de tópicos mais amplos, como saúde, educação e segurança.
Criado em outubro, o Diálogos com a Cidade tem um intuito semelhante ao Prefeitura com a Gente, aproximar o governo das solicitações da população, porém, neste caso, através de um canal de comunicação e interação: as redes sociais. Todas as quintas-feiras, das 17h às 18h, o prefeito Miki, o vice-prefeito Maurício, o secretário Juliano fazem uma transmissão ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook, na qual conversam diretamente com os internautas, respondendo dúvidas, críticas e sugestões. A cada transmissão, são centenas de perguntas que geralmente abordam a manutenção das ruas e avenidas da cidade, as calçadas da Flores da Cunha, a situação de postos de saúde, de praças e parques, o descarte de lixo, entre tantos outros temas de interesse da cidade.
Outra função da Secretaria de Governança e Gestão é o acompanhamento das ações parlamentares. O diálogo constante e a boa interlocução entre Executivo e Legislativo garantiu 100% de aprovação das proposições enviadas pela Prefeitura à Câmara de Vereadores. Com relação ao contato com as entidades do município, a pasta esteve à frente, por exemplo, das negociações com o Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA) em situações delicadas, como as tratativas com os servidores no período de greve. "Foi um momento difícil e tenso entre o Governo e as categorias, mas mantivemos um canal permanente de diálogo franco e direto, o que permitiu superarmos um dos períodos mais complicados", diz Juliano.
Para o começo de 2018, o Secretário anuncia ações como um novo seminário de planejamento estratégico, a reorganização de conselhos municipais, a melhoria da estrutura do Conselho Tutelar, além do aperfeiçoamento do modelo de gestão de resultados, com a definição de metas e o acompanhamento das entregas de obras e serviços à comunidade.