Escrito por  Gabriel Silveira 04 Janeiro 2018 Publicado em Últimas Notícias
DIÁLOGOS COM A CIDADE: População terá 30 dias para analisar e registrar opiniões e sugestões sobre PPP para a iluminação pública Fernando Planella

Também estarão disponíveis para a consulta, os documentos que regem a parceria. Basta acessar o site da prefeitura de Cachoeirinha ou acessar o link https://goo.gl/aKrDe2

Ao longo dos próximos 30 dias, no período entre 4 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018, a comunidade de Cachoeirinha poderá analisar e registrar suas opiniões e sugestões sobre a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a iluminação pública. As contribuições devem ser enviadas para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e precisam conter a dados de identificação como nome, endereço, e-mail e telefone.

Também estarão disponíveis para a consulta pública durante este prazo, todos os documentos que regem a parceria, como a minuta do edital e os seus anexos. Basta acessar o site da prefeitura de Cachoeirinha ou acessar o link http://www.cachoeirinha.rs.gov.br/portal/index.php/consulta-publica-ppp.

Na quarta-feira, dia 3, a proposta foi detalhada durante Audiência Pública. O prefeito Miki Breier destacou que, Cachoeirinha, ao implantar este modelo de parceria, além de dar um grande salto em termos de economia e melhoria no serviço, será modelo de gestão da iluminação pública para o Estado. "Para termos uma ideia do impacto desta ação, em termos financeiros, arrecadamos em torno de R$ 6 milhões em 2017 com a Contribuição da Iluminação Pública (CIP), que é cobrada na conta de energia elétrica de todos nós. Desde valor, foram gastos R$ 3,6 milhões somente com o consumo. Apenas R$ 2,4 milhões puderam ser aplicados com a manutenção e a ampliação da iluminação, o que não é suficiente para ampliar a rede", apontou o prefeito.

Outra vantagem, é que na PPP será exigido que a empresa substitua as lâmpadas por LED, o que representará uma economia nos gastos. Também está prevista a diminuição dos pontos escuros da cidade e o gerenciamento de todo o sistema através da telemetria. A previsão é a de que, em quatro anos, todos os postes da cidade já disponham das novas lâmpadas.

Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos Brinaldo Mesquita, cuja pasta é responsável pela manutenção destes espaços, as melhorias vão representar um grande salto na qualidade. "Além de ser melhor, já que a luz é branca, o custo de manutenção é menor, pois o LED tem durabilidade bem maior do que as lâmpadas atuais. A expectativa é de que, após concluída a troca, tenhamos uma grande economia no consumo", ponderou. Atualmente, Cachoeirinha tem cerca de 10 mil pontos de iluminação.