BALANÇO: Secretaria de Educação amplia atendimento na rede municipal

Escrito por  Vanessa Martins 09 Janeiro 2018 Publicado em Últimas Notícias
Projeto Peteca recebeu prêmio do Ministério Público do Trabalho. Projeto Peteca recebeu prêmio do Ministério Público do Trabalho. Foto: divulgação SMED

Entre os destaques de 2017, estão a abertura de 160 novas vagas em EMEIs e EMEFs; calçadas novas em escolas; ampliação do projeto de Hortas Escolares; e a criação da biblioteca Solarium.

Da mesma forma como nas outras secretarias, a de Educação teve de se adaptar à contigência de recursos, devido a diminuição da arrecadação de tributos e às dívidas com fornecedores. Assim, algumas ações tiveram de se adotadas visando a diminuição dos custos na gestão. "Iniciamos o ano eliminando o expediente interno da Secretaria Municipal de Educação (SMED) para melhor atender à população. Também fizemos cortes de gastos com a otimização dos Recursos Humanos, por exemplo, suprimindo o terceiro turno da Secretaria", contou a titular da pasta, Rosa Maria Lippert.
Por outro lado, a Educação investiu em Formação Continuada: criou um espaço de discussão denominado "Vivências", que definiu o planejamento do Seminário Municipal de Educação, da Jornada Pedagógica da Educação Infantil e da Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva, realizados ao longo de 2017. Também criou um grupo com 70 professores que estão fazendo um estudo sobre a Organização Modular de Aprendizagem e, na área da Educação Inclusiva, realizou um documento contendo todas as informações dos alunos de inclusão da rede municipal.

Projetos
Alguns projetos foram mantidos, como o CATAVENTO, que atende alunos com dificuldade na alfabetização e que atendeu 44 alunos de 10 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs); o MAI (Música Ação-Inclusão), que oferece oficinas de música e dança a alunos das EMEFs e de musicalização para os das EMEIs. O MAI esteve presente em todas as EMEFs com violão, dança, violino, teclado, flauta e percussão; em seis EMEIs com musicalização; e em todas com oficina de dança e expressão corporal. O projeto PETECA, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho para a erradicação do trabalho infantil, foi realizado nas EMEFs Assunção, Tiradentes e Natálio Schlain, que fizeram trabalhos nas áreas de poesia, música, desenho e conto. As duas primeiras foram premiadas na etapa estadual do projeto.
Algumas HORTAS ESCOLARES foram retomadas e ampliadas, através da compra de sementes, mudas e insumos, viabilizadas com a doação de parte do salário do prefeito Miki Breier. Em algumas escolas, a produção teve excedente, que foi doado aos alunos. Um projeto novo foi a MOSTRA DE PRESÉPIOS DE CACHOEIRINHA, em que os alunos da rede fizeram presépios que foram expostos na Casa de Cultura no Natal. Outra novidade foi a criação da Biblioteca SOLARIUM, em fevereiro, com um catálogo de mais de mil livros à disposição da comunidade e a realização de parcerias para o incentivo à leitura com SESI, Sesc e Câmara Rio-grandense do Livro.
Em termos de obras, através do Programa de Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, foi executada a pavimentação em calçadas de oito escolas. Com recursos do Programa Federal Pró-infância, foi feita a aquisição de equipamentos e mobiliários para a EMEI Ema Borges. E, com recursos próprios, foi construído parcialmente o gradil na EMEF Costa e Silva, além da ampliação da EMEF Alzira Silveira.
Temos ainda que destacar as parcerias que construímos ao longo do ano e que permitiram que alguns projetos fossem encaminhados, como a Fundação La Salle com a EMEF Alzira Silveira, que realizou Oficina de Canto com 40 alunos; a ONG Parceiros Voluntários com 5 escolas no projeto Tribos; o Cesuca que oferece descontos em cursos de graduação e pós-graduação para servidores do município; o Colégio Universitário, que oferece descontos para filhos de servidores; além do Rotary Club que, através do projeto de Inclusão Digital, contemplou as EMEFs Natálio Schlain e Assunção, na Vila Anair", lembrou a secretária Rosa Lippert.