SAÚDE: Projeto Corpo em Movimento incentiva a prática de atividades físicas

Escrito por  Liliane Franco 07 Fevereiro 2018 Publicado em Últimas Notícias

O projeto da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas através da prática de exercícios físicos e convívio social

O Projeto Corpo em Movimento é um projeto municipal que substitui o Projeto Vida Saudável do Governo Federal, que encerrou suas atividades em outubro do ano passado. A Prefeitura Municipal , através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo implantou o Projeto Corpo em Movimento para garantir que os serviços continuassem a ser oferecidos para a comunidade.

O projeto tem custo zero para os cofres públicos e visa a prevenção de doenças, incentivando a práticas de esportes e atividades físicas, beneficiando a qualidade de vida das pessoas. Atualmente o Projeto Corpo em Movimento atende cerca de 1.500 pessoas em Cachoeirinha.

A coordenação técnica do projeto é realizada pelo educador físico João Dias. As aulas são ministradas por professores de Educação Física da rede pública e voluntários, e por uma estagiária de educação física supervisionada pelo coordenador técnico.

O projeto conta com núcleos ativos em diversas partes de Cachoeirinha. Os horários das atividades são variados de acordo com cada núcleo. Para informações sobre os horários e atividades esportivas disponíveis, é necessário procurar o núcleo mais próximo de você. Veja a lista abaixo:

Associação dos Moradores do Jardim Vitória
Amopabra
Igreja da Boa Viagem
Centro Multiúso Neuri Jandrey dos Santos (antigo Ginásio Municipal)
Praça da Juventude
Associação Monte Carlo
Abin
Associação de Moradores Carlos Wilkens
Parcão

Pessoas maiores de 16 anos podem participar do projeto. Não há limite de idade. Para participar basta ir ao núcleo mais próximo como documento de identidade e fazer a sua inscrição gratuitamente. Algumas unidades exigem comprovante de residência para a inscrição.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Patricia Beatriz de Macedo Vianna, explica a importância do projeto para a sociedade. “É um projeto que agrega pessoas e de prevenção na área da saúde por meio do esporte. E quando falamos em saúde, também estamos falando da área emocional. Pessoas que tinham depressão e ficavam em casa o dia inteiro, passaram a conviver com outras pessoas, praticar exercícios físicos, e essa convivência se transforma em amizade, melhorando o quadro emocional e ajudando a combater a depressão. Outras pessoas que precisavam do auxílio de bengala para se locomover, por estarem em estado de sedentarismo, voltaram a praticar atividades físicas e deixaram de usar bengala”, relata a secretaria.

O núcleo da Amopabra foi pensado para mulheres e homens trabalhadores, que não possuem tempo para fazer exercício durante o dia. O núcleo atende das 18 às 19h, e possui uma academia ao ar livre, que facilita a prática das atividades físicas como zumbra, ritmos, pilates, ginástica localizada e exercícios com a utilização de pesos.

“Este ano a nossa meta é chegar a doze núcleos, os presidentes das associações de bairros que tiverem interesse em ter o Projeto Corpo em Movimento na sua comunidade, basta nos procurarem para verificarmos as condições de aplicação do projeto. Pretendemos chegar a 1.800 pessoas este ano com a ampliação. É um projeto de grande porte que pensa na saúde, na prevenção, na cooperação, e no convívio social, beneficiando toda a comunidade a custo zero”. Afirma a Secretária Patricia Beatriz de Macedo Vianna.