MOBILIDADE: Lançado edital para estacionamento rotativo

Escrito por  * Gabriel Silveira 07 Março 2018 Publicado em Últimas Notícias
MOBILIDADE: Lançado edital para estacionamento rotativo Fernando Planella

Licitação, que será feita na modalidade Pregão Eletrônico, começa no dia 23 de março. Inicialmente, a Área Azul oferecerá 700 vagas.

Na manhã desta terça-feira, foi lançado o edital de licitação de estacionamento rotativo na cidade. A licitação será feita na modalidade Pregão Eletrônico e começa no dia 23 de março, por meio de sessão pública via internet. A abertura das propostas acontece a partir das 8h, sendo o início da sessão a partir das 9h.
A expectativa é de que em maio tenha início a operação dos parquímetros. A partir do decreto assinado pelo prefeito Miki Breier, em novembro de 2017, ficou estabelecido que 69 vias serão contempladas com o estacionamento.
Inicialmente, a Área Azul oferecerá 700 vagas, mas a projeção é que, em 2019, o número passe a 1.920. A administração do estacionamento será na modalidade de concessão à empresa privada, com pagamento de outorga para o município, e contratação por concorrência pública.
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade de Cachoeirinha, Marco Aguirre Gouvêa, o investimento inicial será de cerca de R$ 1 milhão. "Se tudo ocorrer bem, em 90 dias a empresa está escolhida. Nossa ideia é que em maio já tenhamos a operação dos equipamentos, após período de testes.”
O estacionamento será cobrado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Domingos e feriados não haverá cobrança na Área Azul. O valor da hora será de R$ 2, podendo ser fracionada em 30 minutos e com período máximo de duas horas na mesma vaga. O usuário terá 10 minutos de tolerância até adquirir o tíquete e poderá usar moedas ou fazer o pagamento pelo aplicativo do celular.
Além dos parquímetros e lojas credenciadas, haverá monitores realizando cobrança e fiscalização. Aguirre comenta que hoje a comunidade e os comerciantes conseguem ver "a importância e os benefícios que a oxigenação do trânsito proporciona para a mobilidade urbana e fomentação do comércio.” Ele informa que 16% do valor arrecadado será repassado à prefeitura e reinvestido na mobilidade.
Motocicletas e motonetas terão locais definidos e ficarão dispensadas de pagamento e rotatividade. Além disso, 5% dos espaços serão reservados para idosos e 2% das vagas destinadas às pessoas com deficiência. Nos dois casos é obrigatório o uso do cartão de identificação. Os veículos em operações de carga e descarga ficam isentos do pagamento por 30 minutos. Os espaços demarcados como Vaga Rápida terão gratuidade de 15 minutos com o uso do pisca alerta.