PSF Carlos Wilkens é inaugurado

Escrito por  Ana Maciel 19 Junho 2012 Publicado em Últimas notícias
PSF Carlos Wilkens é inaugurado Ana Maciel
Nova Unidade Básica de Saúde conta com três equipes ampliadas de Estratégia de Saúde da Família e vai atender 12 mil moradores da região.

A Prefeitura de Cachoeirinha entregou na última sexta-feira, dia 15, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Wilkens, localizada na Travessa São Jorge, no Jardim Vitória. Segundo o secretário Municipal da Saúde, Gerson Cutruneo, para a construção do novo posto foram investidos mais de R$ 480 mil, e para equipá-lo foram gastos cerca de R$ 150 mil. “Um sonho sonhado só, é mais um sonho, um sonho sonhado por muitos se torna realidade. Hoje o nosso sonho e de toda uma comunidade se concretiza”, frisou Cutruneo.
    A nova UBS vai atender os bairros Vila Regina, Vila da Paz, Vila Márcia, Carlos Wilkens, Jardim Vitória, Jardim Conquista, Vila Santo Ângelo, Jardim América, IRGA e CADOP. A região comporta cerca de 12 mil moradores que serão beneficiados pelas três equipes ampliadas de Estratégia de Saúde da Família, cada uma delas com médico, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, e mais dentista, técnico e auxiliar em saúde bucal, além dos 13 agentes comunitários. De acordo com o vice-prefeito Gilso Nunes, a nova UBS é mais um fruto do trabalho feito em conjunto entre comunidade e administração municipal.
    O prefeito Vicente Pires ressaltou a ação conjunta dos poderes Executivo e Legislativo para que o posto de tornasse realidade. “Sem dúvida nenhuma  é um momento de alegria entregar uma UBS desta categoria à comunidade”, ressaltou.
    Segundo Vicente, era necessário construir uma nova UBS para atender as demandas do bairro, e que a locação de um prédio foi cogitada, mas nenhum atendia às necessidades estruturais para comportar as equipes e os atendimentos a serem realizados no local. “Nós não queríamos apenas mais um posto, mas sim uma Unidade com qualidade nos atendimentos e agora temos”, disse o prefeito.

Convidado ilustre – No auge dos seus 102 anos, Antônio Lewandowski, o morador da região com mais anos de vida, fez questão de acompanhar a inauguração do novo posto. “Queria estar aqui, está muito bonito”, disse. Acompanhado de sua filha, Nair Lewanwdoski de Souza, 73, ele ficou até o final da solenidade e pode visitar a nova Unidade.

Saiba mais – A UBS Carlos Wilkens possui três consultórios odontológicos, consultórios para atendimento ginecológico, pediátrico e clínico. Possui também banheiros, refeitório para os funcionários e sala de esterilização de materiais, além de um amplo salão de espera com televisão.