AÇÃO EDUCATIVA: Projeto Guarda Mirim visa à promoção da cidadania de alunos de Cachoeirinha

Escrito por  Andressa de Bem e Canto 12 Abril 2018 Publicado em Últimas Notícias

A ação inclui reforço escolar, palestras e oficinas nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e assistência social. Nesta primeira etapa, as inscrições foram feitas entre os alunos das escolas Portugal e Tiradentes

Na próxima terça-feira, 17 de abril, será inciado o projeto Guarda Mirim, que tem o objetivo de desenvolver nos jovens valores éticos, princípios, consciência cidadã, noções de segurança, além de reforço escolar. O projeto é destinado a alunos de 10 a 13 e acontecerá duas vezes por semana, das 9h às 13h, no turno inverso ao escolar. Nesta primeira etapa, 27 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Portugal e Tiradentes participarão do Guarda Mirim.

O secretário de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre, explica que, em sentido amplo, o conceito de prevenção policial da Guarda Municipal compreende tanto o emprego do policiamento ostensivo quanto o exercício de ações educativas voltadas ao cidadão. “O adolescente é o foco preferencial dessas ações educativas, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social”, complementa o titular da pasta.

O projeto, que dura um ano, terá atividades como reforço escolar de matemática e português, noções de ética e cidadania, orientação de combate ao bullying, preservação do meio ambiente, prevenção de acidentes e primeiros socorros, prevenção às drogas, prevenção e combate a incêndio, educação para o trânsito, história da Guarda Municipal, entre outras.

Inicialmente, os alunos passarão por um período de adaptação, no qual eles serão denominados “Aspirantes a Guarda Mirim”. Após o período de adaptação, ocorrerá a formatura, em local e data a serem divulgados, onde os alunos serão promovidos a “Guarda Mirim III Classe”, quando irão, pela primeira vez, usar o uniforme do projeto. No decorrer do projeto, o aluno poderá ser promovido a “Guarda Mirim II Classe”, quando tiver conhecimento necessário para auxiliar nas palestras e oficinas, supervisionado pela coordenação.