Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - SAÚDE: Prefeitura disponibiliza serviços de prevenção ao Câncer de Boca

SAÚDE: Prefeitura disponibiliza serviços de prevenção ao Câncer de Boca

Escrito por  Gabriel Silveira 16 Maio 2018 Publicado em Últimas Notícias
SAÚDE: Prefeitura disponibiliza serviços de prevenção ao Câncer de Boca Gabriel Silveira

Atividade é alusiva ao Maio Vermelho, mês de combate a doença. Secretaria de Saúde promoveu ações em frente a sua sede e na Academia de Saúde

Nesta terça-feira, 16 de maio, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), disponibilizou gratuitamente exames para prevenção do Câncer de Boca. A atividade faz parte do Maio Vermelho, mês de combate a doença. As ações promovidas ocorreram na sede da SMS e na academia de saúde. Também foram entregues folders aos pedestres que passavam em frente a Secretaria.
Foram promovidas ações e serviços como o exame de câncer bucal, orientações sobre o autoexame, e o cuidado com lesões na cavidade bucal. Os pacientes em que foi detectada alguma lesão suspeita, têm agora prioridade no agendamento para encaminhamento. O câncer de Boca está entre os 10 mais incidentes segundo previsão de 2018 do Instituto Nacional do Câncer, o que deve representar 15 mil novos casos no Brasil.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Marcelo Ferla, a identificação de lesões em estágios iniciais possibilita altas chances de cura e um melhor tratamento. “Isso diminui a agressividade do câncer e das sequelas, prolongando assim o período de vida do paciente” completou.
O secretário de Saúde Paulo Abrão destaca que, por maio ser o mês de combate ao Câncer Bucal, a Prefeitura vem reforçando a importância de as pessoas redobrarem os cuidados, prevenindo complicações. “Estamos estimulando as pessoas a buscar atendimento sempre que detectarem alguma lesão na cavidade bucal, e os cuidados que se deve tomar para o evitar outros problemas”, frisou.

Confira abaixo os locais que terão atividades realizadas pela Secretaria de Saúde:

19 de maio (sábado) – 8h às 16h30min – Ações de prevenção nas Estratégias de Saúde da Família Otacílio Silveira, José Ramos, Jardim Betãnia, Canarinho, José Ari e Carlos Wilkens

29 de maio (terça-feira) – 13h às 16h30min – Ações de prevenção na Associação de Moradores do Bairro Carlos Wilkens

30 de maio – Das 8h30min às 16h30min – Ação de prevenção em frente a Prefeitura

Os endereços das Estratégias de Saúde da Família podem ser conferidos através do link: http://www.cachoeirinha.rs.gov.br/portal/index.php/saude/fale-conosco