Escrito por  Vanessa Martins 17 Maio 2018 Publicado em Últimas Notícias
DESENVOLVIMENTO: Escritório Regional da Junta Comercial de Cachoeirinha é apresentado foto: Kátia Freitas

Local ficará na Prefeitura, facilitando o deslocamento de quem busca serviços como abertura de empresas, emissão de certidões, registros, cancelamento de registros, descartando a ida para Porto Alegre.

Foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 17 de maio, como vai funcionar o Escritório Regional da Junta Comercial em Cachoeirinha. O local, ficará no prédio da Prefeitura, facilitando o deslocamento de quem busca serviços como abertura de empresas, emissão de certidões, registros e cancelamento de registros, sem que ela precise ir para Porto Alegre. Durante o evento também destacada a implementação da Rede Simples junto ao Escritório Regional.

O coordenador da Junta Comercial e Rede Simples, Diego Maciel, fez um curso na sede da Junta Comercial de Porto Alegre analisando os processos que passam por ali. Ele destacou que o processo de registro no Escritório Regional do Município será o mesmo.

A Rede Simples que está sendo implantada junto ao Escritório Regional trará diversos benefícios para quem deseja abrir uma empresa e também para as pessoas jurídicas já instaladas na cidade. "Haverá uma entrada única dos dados cadastrais e documentos, reduzindo o tempo para o registro e legalização de empresas. Vai extinguir ainda a duplicidade de exigências, modernizando a gestão municipal, já que será a informação que vai circular e não mais o cidadão". Ele completa ainda que a tendência é de que o processo de abertura de empresas, que dura quase três meses, passe a ser de cinco dias.

O secretário de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Belarmino Dias, destaca que a implantação do Escritório Regional da JucisRS e da integração da Rede Simples facilitará o fluxo de informações. "Teremos a unicidade de todo o processo, atendendo ao apelo do setor por menos burocracia, e integrando todos órgãos de registro como juntas comerciais, cartórios ou OAB, além das administrações tributárias federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial Bombeiros, Vigilância Sanitária e meio ambiente", explica.

O Escritório Regional é uma parceria da Prefeitura de Cachoeirinha com a Junta Comercial do Estado e ficará localizado na sala 217 do prédio da Prefeitura. O decreto que autoriza o início das atividades do local foi publicado e pode ser acessado CLICANDO AQUI