Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - EDUCAÇÃO: Propostas para o Meio Ambiente a partir da escola

EDUCAÇÃO: Propostas para o Meio Ambiente a partir da escola

Escrito por  Vanessa Martins 08 Junho 2018 Publicado em Últimas Notícias
EDUCAÇÃO: Propostas para o Meio Ambiente a partir da escola foto: Kátia Freitas

Trabalhos que participaram da Conferência Escolar Estadual do Meio Ambiente foram apresentados nesta sexta-feira, 8, na 1ª edição do evento em âmbito municipal.

Entre os dias 15 e 19 de junho, o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), realiza a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Como ocorre em outros eventos federais, Estados e municípios fazem suas etapas preparatórias. Dessa forma, Cachoeirinha realizou nesta sexta-feira, 8, a sua 1ª Conferência Escolar Municipal do Meio Ambiente, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Assunção.

Cinco Emefs de Cachoeirinha participaram da etapa estadual e a escola Presidente Costa e Silva foi selecionada com o projeto "Guardiões da Água", apresentado pelo aluno Rafael Braucks. A Emef Carlos Wilkens participou com o Projeto Ambiental "Jardim Sensorial", a Emef Portugal com "Transportando conhecimento e conscientização: a importância de cuidar da água", a Emef Assunção com "(Re)Valorização dos recursos hídricos municipais a partir da perspectiva dos alunos da EMEF Assunção" e a Emef Jardim do Bosque com "Planeta Terra, Gratidão pela Vida". A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Granjinha não participou da Conferência Nacional em razão da faixa etária, mas foi incluída na Conferência Municipal, mostrando o projeto "Preservar, missão de todos".

A empresa Sulgás, que relatou sua experiência com o gás natural, distribuiu canecas aos participantes. A secretária municipal de Educação, Rosa Maria Lippert, destacou que a substituição de copos descartáveis pela caneca é uma prática simples que devemos adotar. "Só podemos fazer discurso de importância da preservação do Meio Ambiente se começarmos em casa e nos locais de trabalho. Que sejamos uma ponte, como a nossa ponte que está aqui nos representando, para os cuidados com a natureza", falou, referindo-se a uma reprodução da Ponte de Cachoeirinha que as professoras confeccionaram para o evento. O projeto Verde Azul, é desenvolvido pela Sulgás há três anos no município, cada ano em uma escola. Já contemplou as Emefs Tiradentes e Portugal e, atualmente, está na Ivo Rech.

A empresa Ekobrazil, de Cachoerinha, também colaborou contando sobre o compromisso ambiental. A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, representada pelo professor David Cafruni, falou sobre a consulta popular que está sendo realizada para a escolha do nome do espaço hoje conhecido como Banhado da Casa do Leite, uma Unidade de Uso Sustentável. A Conferência ainda contou com um workshop de Hip Hop, com Nelson Oliveira.