Escrito por  Vanessa Martins e Kátia Freitas 11 Junho 2018 Publicado em Últimas Notícias
PARTICIPAÇÃO: Membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência tomam posse Foto: Fernando Planella

Cerimônia aconteceu na tarde desta segunda-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha.

O prefeito Miki Breier deu posse aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMPD), na tarde desta segunda-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha. O órgão, instituído pela Lei 2566/06, é responsável por deliberar sobre o controle, acompanhamento, fiscalização e elaboração de políticas públicas para pessoas com deficiência, com transtorno global no desenvolvimento, com altas habilidades ou com superdotação.

O prefeito Miki Breier destacou que não são apenas as calçadas que precisam ser adaptadas, mas toda a cidade precisa ter um olhar especial para quem tem deficiência. "Estamos trabalhando desde o início desta gestão, por exemplo, para colocar um elevador no prédio da Prefeitura, mas estamos tendo dificuldades com o proprietário do imóvel. Mas estamos avançando, especialmente agora em que vamos poder contar com os membros deste Conselho", disse na abertura da cerimônia.

O vereador Luís Henrique Tino, que é cadeirante, falou sobre os empecilhos que os portadores de deficiência ou de necessidades especiais precisam enfrentar diariamente na cidade. "O apoio do Conselho é fundamental para a conquista de direitos", concluiu.

Também estavam presentes, os secretários municipais Valdir Mattos, da Assistência Social, Cidadania e Habitação, Paulo Abrão, da Saúde, além do vereador Nelson Martini e do presidente do Conade – Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Adilson Ventura.

Confira quem foi empossado:

Conselheiros Titulares

1. Paula Maritan – Secretaria Municipal de Saúde

2. Adriana Veiga - Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade

3. Maria do Carmo Maciel - Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação

4. Silvana Souza dos Santos - Secretaria Municipal de Educação

5. Mirlene Avinte Correa - Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos

6. Nelson Leonel Vieira da Rosa - Secretaria Municipal de Governança e Gestão

7. Ivana Teresinha Bernardo - Secretaria Municipal da Fazenda

8. Peterson Ferreira Ibairro - SESC

9. Lorete Ester Gonçalves Terra – Associação Amigos Voluntários

10. Gilson José Lazzarotto - OAB