Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - VACINAÇÃO: Campanha contra pólio e sarampo começa na segunda, dia 6

VACINAÇÃO: Campanha contra pólio e sarampo começa na segunda, dia 6

Escrito por  Vanessa Martins 03 Agosto 2018 Publicado em Últimas Notícias
VACINAÇÃO: Campanha contra pólio e sarampo começa na segunda, dia 6 Divulgação Governo Federal

Imunização vai até o final do mês e beneficia crianças de um ano a menores de cinco.

Começa na próxima segunda-feira, 6, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e o Sarampo. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais para evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no país. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, pois trata-se do público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. O Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto, um sábado. "Todas as UBS e ESF de Cachoeirinha estarão aplicando as vacinas neste dia, entre 8h e 16h30", esclarece a coordenadora do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Michele Fortes. Haverá, ainda, uma unidade de vacinação no Shopping do Vale nos dias 15, 16 e 17 de agosto, das 17h às 20h. É preciso que os pais ou responsáveis apresentem a carteira de vacinação. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças.

Conforme o Ministério da Saúde, para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP (Vacina Inativada Poliomielite), injetável. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral, independente se já tomaram a vacina ou não, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Por que é importante vacinar contra o sarampo.

Por que é importante vacinar contra a poliomielite.