Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - TRADICIONALISMO: Ronda Crioula e Rodeio Artístico acontecem entre 13 e 23 de setembro

Escrito por  Gisele Ortolan* 10 Agosto 2018 Publicado em Últimas Notícias
TRADICIONALISMO: Ronda Crioula e Rodeio Artístico acontecem entre 13 e 23 de setembro Kátia Freitas

No lançamento, foram apresentados os peões e prendas que representam as atividades e o grupo de cavalarianos que seguiu para Iraí buscar a Chama Crioula.

A 32ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha e o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas foram lançados na noite desta quinta-feira, dia 9. As atividades acontecem de 13 a 23 de setembro no parque de eventos do CTG Rancho da Saudade, na Avenida Frederico Ritter.
O Rodeio será nos dias 22 e 23 e contará com concurso de danças de salão, declamação, chula, intérprete vocal e truco. A Ronda acontece de 13 a 21 de setembro, com a presença dos piquetes, ciranda escolar, exposição Traços Gaúchos, bailes diários e concursos culturais. “Cachoeirinha novamente se organiza para receber um grande público nestes dois eventos que já se tornaram uma marca para a cidade”, lembrou o prefeito Miki Breier.
A secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sônia Rejane, lembra que a programação terá a participação de quatro CTGs: Rancho da saudade, Sinuelo da Amizade, Roda de Carreta e Guapos da Amizade. “Este é um momento de integração da nossa comunidade e de celebração da cultura. Tenho certeza de que, com a equipe que formamos e quem vem trabalhando com dedicação e empenho, a Ronda e o Rodeio serão um grande sucesso”, destaca.
No lançamento da 32ª Ronda e do 2º Rodeio foram apresentados os peões e prendas que representam as atividades: Sofia Nazário de Oliveira, será a Bonequinha; a Prenda Mirim é Clara Jennifer Tristão Mendes; a Prenda Juvenil, Isadora Dutra Martins; a Prenda Adulta, Beatriz Cassenott Terres; a Prenda Chinoca, Édna Cunha; o Piá, Victor Nunes; o Guri, Ryan Viegas Santos; e o Peão, Anderson Domingues de Mello.

Patrona
Este ano a Ronda Crioula terá a liderança de uma mulher: Maria Celene Rocha. A cavalariana, que mora em Cachoeirinha há mais de 35 anos, é membro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e, por 10 anos, da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, sendo a primeira mulher a receber o título de Cavaleira Rio-Grandense.
Já percorreu mais de 22 mil Km em cavalgadas, inclusive, indo até Brasília a cavalo. Há mais de 15 anos, Maria Celene participa da busca da Chama Crioula, onde já foi até para o Uruguai, sempre no lombo do "pingo", como ela diz. Ela também faz parte, há 20 anos, do Instituto Anita Garibaldi, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca divulgar a vida da "heroína de dois mundos".

Chama Crioula
Na madrugada desta sexta-feira, partiu de Cachoeirinha a Cavalgada de Busca da Chama Crioula. Seguiu rumo à cidade de Iraí uma comitiva de 20 pessoas, sendo 15 a cavalo, dos CTGs Rancho da Saudade e Sinuelo da Amizade, de Cachoeirinha, e DTG Recanto da Lagoa, de Porto Alegre, que vai percorrer 483 Km e estará de volta no dia 20 de agosto.

A programação completa está no link: https://goo.gl/DvmYUA