TRADICIONALISMO: 32ª Ronda Crioula começa nesta quinta-feira

Escrito por  Gabriel Silveira* 11 Setembro 2018 Publicado em Últimas Notícias
Evento, que tem como finalidade celebrar as tradições Gaúchas, vai até o dia 23 de setembro, no CTG Rancho da Saudade e contará com shows e apresentações gratuitas
Inicia na quinta-feira, 13 de setembro, a 32ª Ronda Crioula de Cachoeirinha, realizada através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. O evento, que tem como finalidade celebrar as tradições gaúchas, vai até o dia 23 de setembro, no CTG Rancho da Saudade, e contará com diversas atrações gratuitas ao público. Em meio a Ronda, ocorre também o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas em Cachoeirinha. A atividade será realizada nos dias 22 e 23 de setembro e contará com concurso de invernadas.
Durante a semana, as atividades são voltadas às escolas. Diariamente, às 8h, acontece o hasteamento das bandeiras; depois, ao longo da manhã e da tarde, serão realizadas oficinas culturais tradicionalistas, ciranda escolar, prosa sobre a chama crioula, visita orientada pela Ronda, além da participação da patrona, Maria Celene Rocha, e muito mais.
Às 18h, ocorre o arriamento das bandeiras. Nas noites de evento, a programação inclui shows com Pedro Ernesto Denardin, Tchê Fagundes, Tranco Monarca, Tchê Barbaridade, Tchê Guri e Os Tiranos.
O prefeito Miki Breier destaca que a Ronda Crioula é um evento de muita importância para o tradicionalismo gaúcho. “Milhares de pessoas passam pelo Rancho da Saudade todos anos, muitas delas inclusive vindo de outros municípios. A programação está bem variada este ano para que todos possam aproveitar as comemorações da Revolução Farroupilha.”
Segurança
A segurança do evento será feita pela Brigada Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, além do Corpo de Bombeiros. Também ficarão de plantão no local os grupos de Resgate e Salvamento Vida, Grave e os Anjos do Asfalto. Serviços de urgência e emergência como o SAMU e ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde estarão à disposição dos frequentadores da Ronda. As ocorrências deste tipo podem ser atendidas pelo telefone 192.
Serviços
Durante a Ronda Crioula haverá o comércio de alimentos e bebidas, indumentaria, objetos e enfeites da cultura gaúcha. O evento contará com mais de 60 piquetes, representantes dos quatro CTGs da cidade: Rancho da Saudade, Roda de Carreta, Guapos da Amizade e Sinuelo da Amizade. Os CTGs também estarão abertos à visitação, durante o período da Ronda Crioula de Cachoeirinha.
O Rancho da Saudade fica localizado na Av. Frederico Augusto Ritter, 2626, Distrito Industrial. Acompanhe a programação completa abaixo.