CERCAMENTO ELETRÔNICO: Carros roubados são recuperados minutos após serem identificados em Cachoeirinha

Escrito por  Vanessa Martins 04 Outubro 2018 Publicado em Últimas Notícias

Sistema de escaneamento de placas foi instalado nos pardais na cidade e identifica veículos com irregularidades.

No segundo dia de operação do dispositivo OCR, que foi implantado nos pardais de Cachoeirinha, interligando com o Sistema de Controle Monitoramento de Veículos (CMV) do Governo do Estado, dois carros roubados já foram recuperados. Um deles, um Renault Sandero, ao cruzar um controlador eletrônico, foi identificado em condição de furto. Imediatamente os operadores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade, emitiram o alerta às forças de Segurança, que abordaram o condutor na Avenida Frederico Ritter. Outro carro, um Peugeot, furtado em Caxias do Sul, passou pela Avenida Flores da Cunha e foi detectado pelo Cercamento Eletrônico. Após o alerta, o condutor foi abordado na Av. Assis Brasil, em Porto Alegre. Uma pessoa foi presa com vários antecedentes criminais como tráfico de drogas, receptação e posse de entorpecentes.

Cachoeirinha é pioneira na identificação imediata de veículos com irregularidades, como roubo, busca e apreensão ou envolvimento em crimes. Segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre Gouvêa, "o carro passa pelo pardal e o sistema OCR, implantado no mecanismo, faz o escaneamento da placa. Imediatamente a placa é conferida com o banco de dados do Governo do Estado. Se tiver alguma irregularidade, como débitos de IPVA, licenciamento, multas, se ele consta como roubado, se está em busca e apreensão, se está envolvido em algum crime, esta informação chega à Guarda Municipal ou à Brigada Militar em quatro ou cinco segundos. É praticamente em tempo real, o que permite a pronta resposta das forças de Segurança". A tecnologia pode ser usada nas blitzes, na ações da Balada Segura ou outras operações.

Convênio

A integração entre o Cercamento Eletrônico de Cachoeirinha e o CMV (Sistema de Controle e Monitoramento de Veículos) faz parte do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), uma iniciativa do Governo do Estado. Em Cachoeirinha, o convênio prevê um repasse de R$ 150 mil ao ano para o aparelhamento da Brigada Militar e da Polícia Civil como contrapartida pela utilização do sistema.

Já a empresa responsável pelos pardais da cidade, a Perkons, implantou o OCR nos equipamentos sem custos para Cachoeirinha, em troca da renovação do contrato. Quase todos os municípios do Estado já fizeram o convênio, porém Cachoeirinha é pioneira na implantação, uma vez que já contava com o Cercamento Eletrônico, que consiste na colocação de pardais nas entradas e saídas da cidade e em pontos estratégicos. Através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade, o cercamento integra, ainda, câmeras de vigilância espalhadas pelo município.