SAÚDE: Novembro Azul alerta para a importância da saúde dos homens

Escrito por  Gabriel Silveira 08 Novembro 2018 Publicado em Últimas Notícias

Ações ressaltam a importância de diagnósticos precoces e de cuidados que se deve ter ao longo da vida

O município de Cachoeirinha aderiu a campanha Novembro Azul para alertar a população masculina a respeito dos riscos de se negligenciar os cuidados com a saúde. Durante o mês, serão realizados eventos e ações de esclarecimento.
A campanha pretende informar sobre a prevenção de doenças e fatores externos que causam danos a saúde, além de dar dicas de como ter qualidade de vida. O prefeito Miki Breier ressalta a importância de diagnósticos precoces, para além do câncer de próstata, e de cuidados que se deve ter ao longo da vida. “Os homens não se cuidam. Isso é um problema histórico e cultural. Durante a vida adulta esquecem que é preciso cuidar da saúde. Por isso, precisamos falar do câncer de próstata, mas precisamos ir além e abordar a saúde integral dos homens”, destaca.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Cachoeirinha, as maiores causas de morte entre os homens no município estão doenças cardiovasculares ocasionadas pela má alimentação, sedentarismo e tabagismo, além de fatores externos, como acidentes de trânsito e violência urbana.
Para reverter esse quadro, a campanha deste mês estará presente em toda a cidade. “Vamos fazer divulgações, eventos e palestras em diversas partes da cidade para orientar e conscientizar os homens de Cachoeirinha a se cuidarem mais, para terem uma vida mais saudável”, acrescenta o secretário da Saúde, Paulo Abrão.

PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

10/11: Palestras de prevenção e teste rápido (HIV e Sífilis): Posto ESF Otacílio Silveira, onde será realizado o Prefeitura com a Gente

17/11: Palestras de prevenção e teste Rápido (HIV e Sífilis): Postos ESF Carlos Wilkens, ESF Bethânia, ESF Canarinho e ESF José Ramos

23/11: Palestras de prevenção e teste rápido (HIV e sífilis): Posto ESF José Ari