Escrito por  Judy Wroblewski 15 Julho 2019 Publicado em Últimas Notícias
INCLUSÃO: Cachoeirinha terá intérprete de libras em atendimentos médicos para surdos Foto: Fernando Planella

Ação que vai auxiliar no atendimento clínico e pediátrico na UBS 12h é fruto de parceria da Secretaria da Saúde com a Faculdade Sogipa.

O prefeito Miki Breier confirmou o início do atendimento médico para surdos com intérprete de libras na rede municipal de saúde. A ação, que vai auxiliar no atendimento clínico e pediátrico na UBS 12h Odil Silva de Oliveira, é fruto de uma parceria realizada pela Secretaria da Saúde com a Faculdade Sogipa. “Temos muito prazer em anunciar esse convênio que é tão importante para a nossa cidade e proporcionará atendimento especializado para as pessoas surdas do nosso município.”
De acordo com o secretário Paulo Abrão, o agendamento das consultas acontece já a partir da próxima quarta-feira, dia 17. “Quem tem necessidade deste atendimento diferenciado, pode comparecer no posto, das 10h às 16h, e marcar seu horário”, explica o titular da Saúde.
Segundo a coordenadora do curso e supervisora de estágio, Vânia Rosa da Silva, a iniciativa é muito importante para a inclusão. “Muitas vezes, a comunidade surda não consegue especificar para o médico o que está sentindo, pois não tem como se comunicar. Em Cachoeirinha, vamos superar esta barreira”, exemplifica a professora.
A interpretação e tradução de libras será realizada por alunos e alunas do curso de extensão da Sogipa em cumprimento das horas de estágio. O atendimento na rede municipal de saúde é gratuito e acontecerá na UBS 12h Odil Silva de Oliveira, antigo Posto 24h, na Rua Paranaguá, 105, Bairro Anair.

*Judy Wroblewski – Estágio Supervisionado