CULTURA: 33ª Ronda Crioula inicia na próxima semana

Escrito por  Vanessa Martins 04 Setembro 2019 Publicado em Últimas Notícias

Com o tema "Nossa cidade, Nossas tradições", evento contará com shows, bailes e Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas.

Na próxima semana começa a 33ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha, um dos eventos mais tradicionais da cidade, que atrai milhares de pessoas numa grande celebração de tradições do nosso Estado. Paralelamente à Ronda, acontece a 3ª edição do Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas, que este ano ocorrerá no último final de semana do evento, promovendo concursos de danças típicas individuais e em grupo.
A abertura oficial será no dia 13, sexta-feira, às 20 horas, após a apresentação das Invernadas Artísticas, com apresentação do Coral Municipal e encerramento da noite com show de Machado e Marcelo do Tchê. No dia 14, sábado, ao meio-dia, está programada a chegada da Chama Crioula ao Parque de Eventos, que será guardada 24 horas por dia pelos posteiros dos CTGS da cidade, que se revezarão na tarefa. Todos os dias, as atividades da Ronda serão encerradas com baile, às 23 horas. No encerramento da Ronda, a festa fica por conta do Grupo Tchê Guri. O prefeito Miki Breier lembra que, mesmo com um orçamento mais enxuto, a cidade não pode abrir mão de investir na cultura: "diante disso, buscamos contar, mais uma vez, com as parcerias, que viabilizaram o evento como através da Lei Federal de Incentivo à Cultura".
A Ronda acontece de 13 a 22 de setembro, na Av. Frederico Augusto Ritter, 2626, no Parque de Eventos junto ao CTG Rancho da Saudade. A entrada é gratuita. A realização é da Prefeitura de Cachoeirinha, DJB produções, Grupo de Danças Força Jovem Gaúcha, Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania/Governo Federal, com patrocínio de Favorit Aços Especiais, Souza Cruz, Dtools, Brutt Indústria Metalúrgica, DoctorClin, Hiperpan, Oleoplan e Quimicamar, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio máster de Corsan, Governo do Estado do RS e Plenobras, e apoio do CTG Guapos da Amizade, CTG Sinuelo da Amizade, CTG Roda de Carreta, ARV Imóveis, Tchê Waves, Arte do Sono colchões, CTG Rancho da Saudade, MTS - 1ª Região Tradicionalista, APAT (Associação dos Piqueteiros).

O patrono
Este ano, o patronato é de Luís Assis Moraes Quevedo, o Luisão, morador de Cachoeirinha há 33 anos. É repentista/trovador em CTGs e festivais, além da participar ativamente da Ronda Crioula desde sua criação. Na Ronda, comanda o já famoso "Piquete do Luisão", mesmo nome dado ao "Rancho" onde mora, no Bairro Granja Esperança. A escolha do patronato foi através de votação entre os CTGs de Cachoeirinha, além do Conselho Municipal de Cultura.

Veja a programação:
13/09 Sexta-feira - Posteiro: CTG Guapos da Amizade
20h – Apresentação das Invernadas Artísticas
- Abertura Oficial
- Show com Machado e Marcelo do Tchê
- Baile com Grupo Marcas do Rio Grande

14/09 Sábado - Posteiro: CTG Rancho da Saudade
12h - Chegada da Chama Crioula ao Parque de Eventos
9h às 17h - Visitação Piquetes e Fazendinha
21h - Show com Pedro Ernesto Denardim
23h - Baile com Grupo D'Aldeia

15/09 Domingo - Posteiro: CTG Guapos da Amizade
12h - 1° Concurso Gastronômico Comida de Piquete. Promoção: APAT
15h - Missa Crioula. Celebração Pe. Erni Divino Espírito Santo
21h - Show dos Piqueteiros com Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo
23h - Baile com Grupo Sou Rio Grande

16/09 Segunda-feira - Posteiro: CTG Sinuelo da Amizade
9h às 11h30 - Ciranda Escolar - Oficinas culturais, visitação à Fazendinha e Piquetes
14h às 16h30 - Ciranda Escolar - Oficinas culturais, visitação à Fazendinha e Piquetes
23h - Baile com Grupo Bochincho

17/09 Terça-feira - Posteiro: CTG Roda de Carreta
14h as 16h30 - Ciranda Escolar - Oficinas culturais, visitação à Fazendinha e Piquetes
23h - Baile com Grupo Vozes Campeiras

18/09 Quarta-feira - Posteiro: CTG Rancho da Saudade
23h - Baile com Grupo Sina Fandangueira

19/08 Quinta-feira - Posteiro: CTG Roda de Carreta
21h – Show com Rudy Kestering
23h - Baile com Grupo Rebenque

20/09 Sexta-feira - Posteiro: CTG Sinuelo da Amizade
15h - Baile com Grupo Lida de Campo
18h - -Extinção da Chama Crioula
20h - Integração das Invernadas Artísticas dos CTG da cidade
23h - Baile com Grupo Tranco Monarca

21/09 Sábado
9h - 3° Rodeio Artístico - Palco Principal
- Categoria Chula (Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana).
- Categoria Danças Tradicionais de Par (Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana)
- Categoria Danças de Salão (Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana)
- Categoria Truco de trio
20h - Premiação do concurso de danças individuais
23h - Baile com Grupo D'Aldeia

22/09 Domingo
9h - 3° Rodeio Artístico - Palco Principal
- Categoria Danças Tradicionais (Mirim, Veterana, Juvenil e Adulta)
20h - Premiação do concurso de Danças Tradicionais
23h - Baile de Encerramento com Grupo TCHE GURI

Atividades diárias com as Escolas Municipais durante a 33ª Ronda Crioula
De segunda a sexta, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, serão realizadas oficinas culturais tradicionalistas, visitas aos piquetes e exposições. As atividades são voltadas para os estudantes, mas o público em geral pode participar. Informe-se!

- Ciranda Escolar com a visitação das escolas;
- Recepção das escolas no Parque com a participação do patrono, Smcelt, Smed e Posteiros do dia;
- Atividades culturais e visitação à Fazendinha;
- Prosa sobre a Chama Crioula, Fogo de Chão e Semana Farroupilha;
- Visitação orientada e Exposição Traços Gaúchos;
- Visitação orientada aos piquetes do parque;
- Encerramento no lonão principal com o Piquete do Corpo de Bombeiros de Cachoeirinha.

Texto de: Vanessa Martins/PMC
Edição de: Gisele Ortolan/PMC
Foto/Arte de: PMC
- Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.