SOLIDARIEDADE: Cachoeirinha promove Caravana da Vida

Escrito por  Judy Wroblewski 03 Outubro 2019 Publicado em Últimas Notícias
Fernando Planella - Diretoria de Comunicação - PMC Fernando Planella - Diretoria de Comunicação - PMC
A ação, que acontece nesta sexta, dia 4, visa a incentivar a doação de sangue. A caravana sai da frente da Prefeitura às 9h. Informações: (51) 3041-7143

Nesta sexta-feira, dia 4, a Prefeitura de Cachoeirinha realizará mais uma edição da Caravana da Vida. A ação tem o objetivo de ajudar o banco de sangue. A caravana sairá da frente da Prefeitura às 9h. A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade participa da ação cedendo um micro-ônibus para o deslocamento dos doadores.
Em novembro do ano passado a ação ajudou a salvar a vida da guarda municipal, Ana Paula Santa Helena, que precisou de mais de 200 bolsas de plaquetas enquanto esteve internada na UTI da Santa Casa de Porto Alegre. A servidora, que teve uma doença autoimune, chegou a ter apenas 10% a 20% de chances de sobreviver.
A ação tambpem foi destacada para lideranças comunitárias e técnicos das agências transfusionais do Hemocentro. O evento ocorreu na Escola Técnica de Saúde Pública, em Porto Alegre.
A Primeira-Dama e idealizadora do projeto, Vanessa Morais, destaca que o projeto tem o propósito de levar voluntários de Cachoeirinha até o hemocentro, aumentando o número de doadores de sangue. "Doar sangue é mais que um ato de solidariedade. É um exercício de cidadania. Apenas uma doação pode salvar até quatro vidas. Temos uma resposta muito positiva e quem participa da doação e queremos que mais pessoas possam participaram desta corrente do bem, seja doando, ou nos ajudando a difundir esta ação".
Interessados em participar podem se inscrever ligando para o gabinete do prefeito através do telefone (51) 3041-7143.

Requisitos para doação de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos. (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar);
- Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
- Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.
Texto de: Judy Wroblewski – Estágio Supervisionado/Diretoria de Comunicação Social/PMC
Edição de: Gisele Ortolan/Diretoria de Comunicação Social/PMC
Foto/Arte de: Fernando Planella/ Diretoria de Comunicação Social/PMC
- Autorizada a reprodução dos textos, desde que as fontes sejam citadas.