Escrito por  Andressa de Bem e Canto 08 Outubro 2019 Publicado em Últimas Notícias
EMPREENDEDORISMO: Mercopar foi um espaço para compartilhar experiências e atrair novos negócios para Cachoeirinha Foto: Fernando Planella

Do dia 1° a 3 de outubro, o município de Cachoeirinha participou da 28ª Mercopar, uma feira de inovação industrial, que tem o objetivo de aproximar negócios entre empresas do Estado e do Brasil, realizada em Caxias do Sul, nos pavilhões da Festa da Uva. Uma parceria entre a Prefeitura e o Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC) levou dez empresas do município, oito do ramo metalmecânico e dois prestadores de serviços, para participar do stand coletivo no evento.
Para o prefeito Miki Breier, a Mercopar permitiu uma aproximação do setor público com o privado. “Foi um espaço para compartilhar experiências e atrair novos negócios para a cidade”, analisa. O secretário de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Belarmino Dias Major, conta que os representantes de Cachoeirinha visitaram sete stands na Mercopar, que renderam bons resultados para a cidade. “Uma empresa de Porto Alegre do ramo metalmecânico está pensando em transferir os seus negócios para o nosso município”, revela.
O presidente do CIC e proprietário da empresa Renova, José Airton Venso, avalia que a Mercopar dobrou em relação ao ano passado, demonstrando uma retomada nos negócios regionais e nacionais. “O evento foi bem focado em inovação, tecnologia e startups. Outro diferencial foram as rodadas de negócios do Sebrae, realizadas todos dias”, aponta.
Na ocasião, também foi assinado um termo de intenção entre o município e o Sebrae para o Cidade Empreendedora, um programa que investe em empresas locais, através da implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. “Estamos em tratativas para que o Sebrae participe da 2ª Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha, que acontecerá de 12 a 15 de maio de 2020, dando apoio técnico, logístico e financeiro”, adianta Venso.
O secretário Major esclarece que agora o município ainda fará contato com as outras empresas que foram conhecidas durante a Mercopar. “Nós queremos ser parceiros dos empresários, oferecer condições para que novas empresas se instalem em Cachoeirinha”, finaliza. Também compareceram ao evento o vice-prefeito, Maurício Medeiros, o secretário de Governança e Gestão, Gilson Stuart, e o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elvis Valcarenghi.

Texto de: Andressa de Bem e Canto/Diretoria de Comunicação Social/PMC
Edição de: Gisele Ortolan/Diretoria de Comunicação Social/PMC
Foto/Arte de: Fernando Planella/Diretoria de Comunicação Social/PMC
- Autorizada a reprodução dos textos, desde que as fontes sejam citadas.