Escrito por  Carol Candido 01 Novembro 2019 Publicado em Últimas Notícias
OUTUBRO ROSA: Piquenique encerrou atividades do mês da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero Katia Freitas

Atividade aconteceu no estacionamento da Cia dos Doces e alertou sobre a importância de seguir os cuidados com a saúde feminina durante o ano todo

A campanha Outubro Rosa foi encerrada na tarde desta quinta-feira, dia 31. Com o tema “A importância do trabalho e apoio em Grupo” o comitê Viva Mulher promoveu o Piquenique Rosa, que aconteceu no estacionamento da loja Cia dos Doces.
“Embora chuva da última semana tenha atrapalhado parte da nossa programação, nos esforçamos para poder ter esse momento de encerramento e, com a ajuda da Cia dos Doces que nos cedeu o local, foi possível. Este é mais um momento especial e de reflexão sobre a saúde da mulher”, explicou a primeira-dama e coordenadora do Viva Mulher, Vanessa Morais.
Durante todo o mês o Comitê Viva Mulher, com o apoio da Secretaria da Saúde realizou programação de atividades de reflexão ao cuidado da saúde feminina. “Realizamos ações de conscientização com palestras, atendimento na nossa ‘Tenda Rosa’, encaminhamento de mamografias, distribuição de preservativos e orientação de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Também realizamos a 3ª Edição do nosso Baile Rosa, evento que arrecada recursos para as ações do Viva Mulher”, esclareceu Vanessa.
Estiveram presentes o prefeito Miki Breier, o vice-prefeito Maurício Medeiros, o secretário interino da Saúde, Dyego Matiello, demais secretários do governo, colaboradores do Viva Mulher e o grupo das Vitoriosas. Todos participaram de uma aula de alongamento promovido pelo Sesc de Cachoeirinha. Outro ponto alto do evento foi a participação especial do Grupo da Melhor idade do Cras Carlos Wilkens que fez apresentações de coral e de dança cigana.
A primeira-dama agradeceu a todos os colaboradores e as parcerias que possibilitaram a realização do Outubro Rosa. “Mais uma vez, a união de forças fez com que nos realizássemos atividades importantes de entretenimento, reflexão e saúde. Não se realiza nada sozinho. Neste ano, algumas entidades se agregaram a nossa causa como a OAB que nos proporcionaram palestras e o SESC que concedeu essa aula de ginástica. Cresce cada vez mais a nossa rede do bem. Minha gratidão a todos”, disse Vanessa.
O secretário interino da saúde, Dyego Matiello lembrou que saúde não é só o bem-estar físico. “Queremos salientar a importância do trabalho do Viva Mulher que trata o emocional, a autoestima e que estão sempre dispostas a ajudar as pessoas. Vocês transforma a vida destas pessoas e construir saúde é exatamente isso. Parabéns ao Viva”, destacou Dyego.
O vice-prefeito Maurício Medeiros, agradeceu o trabalho e empenho do grupo de mulheres e lembrou: “outubro é só um mês de reflexão, precisamos estar a postos, cuidando da saúde da mulher o ano inteiro. Parabéns para estas aguerridas, que não medem esforços para salvar a vida de outras mulheres”, disse Maurício.
O prefeito Miki salientou: hoje findamos as atividades do Outubro Rosa, mas preocupação com a saúde da mulher permanece. Os cuidados devem seguir o ano inteiro. “Quero ressaltar que quando falamos em saúde as pessoas pensam no atendimento da UPA, nos Postos de Saúde, no Hospital. Essas entidades são importantes, mas ela servem para tratar a doença. Saúde é muito mais do que isso. É uma vida com leveza, com solidariedade, com alegria, com exercícios e com boa alimentação. Devemos trabalhar a prevenção da doença. Cachoeirinha se alegra com o Viva Mulher, com as mulheres e homens que querem o bem da nossa cidade”, finalizou.

Texto de: Carol Candido/Diretoria de Comunicação Social/PMC
Edição de: Gisele Ortolan/Diretoria de Comunicação Social/PMC
Foto/Arte de: Katia Freitas e Fernando Planella

- Autorizada a reprodução dos textos, desde que as fontes sejam citadas.