LAZER: Praça do Ecoturismo será inaugurada no dia sete de dezembro

Escrito por  Vanessa Martins 25 Novembro 2019 Publicado em Últimas Notícias
LAZER: Praça do Ecoturismo será inaugurada no dia sete de dezembro Arte: Gabriel Bernardo

Local, conquistado pela comunidade na Consulta Popular de 2016, é um novo ponto turístico e de lazer e integra a cidade ao Rio Gravataí.

Será inaugurada oficialmente no dia sete de dezembro a Praça do Ecoturismo de Cachoeirinha. O local, que fica junto à Casa de Cultura Demósthenes Gonzales e a ponte de entrada e saída da cidade, tem a proposta de ser um ponto turístico e de lazer, além de integrar a cidade ao Rio Gravataí. “Esta obra valoriza uma parte importante da cidade, por se tratar da entrada do município e compor com a Casa de Cultura um complexo de lazer, turismo, cultura e integração com o meio ambiente”, salientou o prefeito Miki Breier.

A praça conta com uma rampa para descida de barcos e pequenas embarcações, um deck de madeira junto ao rio, pista de passeio, recantos com quiosques, esplanada, espaços de convivência, áreas sombreadas e áreas ensolaradas, sanitários públicos e espaço para cafeteria. Há ainda um bicicletário, postes de iluminação, bancos e lixeiras de coleta seletiva ao longo da praça, além de acessibilidade em todos os espaços. Conforme o contrato, o valor total da obra foi de R$ 896 mil, sendo 80% do recurso proveniente da Consulta Popular de 2016 e 20% de contrapartida da Prefeitura, ou seja, R$ 806 mil do Governo do Estado e R$ 89 mil do município. A execução da obra é da CPX empreiteira.

Em outubro de 2016 foi feita a primeira visita técnica ao espaço, às margens do Rio Gravataí. Com a contemplação do município na Consulta Popular de um recurso de R$ 800 mil a ser investido em turismo, a partir daí foi feito o projeto, com o objetivo de aproximar a cidade do rio, integrando o espaço ao complexo da Casa de Cultura.  Em 2017, a Justiça deu à Prefeitura a reintegração de posse do terreno. No local, antigamente, funcionava uma empresa de comércio de areia.

Texto de: Vanessa Martins/PMC
Edição de: Gisele Ortolan/PMC
Foto/Arte de: Divulgação/PMC
- Autorizada a reprodução dos textos de imagens, desde que as fontes sejam citadas.