Escrito por  Diretoria de Comunicação Social 06 Janeiro 2020 Publicado em Últimas Notícias
BALANÇO: Em oito meses de funcionamento UPA 24h já atende a 6 mil pacientes ao mês Fernando Planella

Em 2020 estão previstas a contratação de novos médicos, a implantação da Farmácia Itinerante e do Centro da Pessoa com Deficiência.

“Arrumar a casa é um trabalho silencioso, que quase ninguém enxerga, mas crucial para o futuro de nossa cidade. Cachoeirinha vive um novo momento”. As palavras são do prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, e resumem as ações empreendidas pela administração para sanear as finanças e oferecer melhores serviços à população. O chefe do Executivo destaca, na saúde, a abertura da nova UPA 24h.
A unidade, aberta há oito meses, atende seis mil pacientes por mês. “A UPA quase foi perdida e a cidade, por pouco, não teve que devolver milhões para o governo federal. Nosso trabalho sério e comprometido foi convertido neste local novo, com infraestrutura adequada. Além disso, reformamos o Odil que agora atende 12h, inclusive com libras”, relata o vice-prefeito Maurício Medeiros.
O secretário da Saúde, Dyego Matielo, destaca que, para 2020, estão previstas a contratação de novos médicos, a implantação da Farmácia Itinerante e do Centro da Pessoa com Deficiência. “Nossa projeção é iniciar as melhorias ainda no primeiro semestre”, garante.
Dyego destaca outras conquistas como a remodelação do atendimento da Farmácia, com separação entre os atendimentos para medicamentos de responsabilidade do município e do Estado; equipamentos, móveis e ar-condicionado nas unidades de saúde e credenciamento do CAPS junto ao Ministério da Saúde.
DESTAQUES NA SAÚDE:
- UPA 24h: conclusão e inauguração da unidade;
- Posto de saúde Odil: passou por reformas e agora funciona 12h por dia. Mais de 2,2 mil atendimentos por mês, inclusive com acessibilidade para surdos através das Libras;
- Fibromialgia: serviço inédito no Rio Grande do Sul;
- Centro de Saúde do Idoso: em novo endereço, centro atende cerca de 1,2 mil por mês;
- Caravana da Vida: mais de 100 litros de sangue doados com a participação de 225 pessoas em 15 edições;
- Viva Mulher: 10 mil mamografias realizadas e 6 mil exames de colo do útero coletados por ano.