Escrito por  Judy Wroblewski 06 Fevereiro 2020 Publicado em Últimas Notícias
EDUCAÇÃO: Projeto Vivências e Práticas Meditativas trabalha o foco e atenção de alunos do ensino municipal Divulgação

As oficinas são oferecidas no turno inverso escolar no Parque Tancredo Neves e Horto Florestal

O Projeto Vivências e Práticas Meditativas e Ecologia Profunda, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, tem como foco proporcionar aos estudantes um ambiente escolar mais favorável ao desenvolvimento das aprendizagens cognitivas, das relações afetivas e socioambientais com a natureza local e com o Planeta Terra de forma mais saudável e harmoniosa.
Ele é desenvolvido no ambiente escolar com práticas que promovem a atenção e o foco, a pacificação das relações interpessoais, a autorreflexão, o autoconhecimento, a paz interior e a harmonia nas relações entre si e com o meio ambiente, através de práticas meditativas junto a natureza.
Inicialmente, o projeto destinava-se a cinco escolas pilotos localizadas próximas a locais com natureza. Após uma expansão, outras escolas se interessaram em participar. O Projeto envolve educadores, educandos, funcionários e comunidade escolar.
Os alunos são divididos em grupos de seis a quinze alunos e, uma vez por semana, deslocam-se, acompanhados de um profissional da escola, até o Parque Tancredo Neves e o Horto Florestal Jardim Bethânia. As oficinas duram uma hora e meia. No local, é realizada a prática de meditação em meio a natureza, utilizando instrumentos sonoros com foco na respiração profunda e consciente, alongamento, relaxamento, consciência corporal e visualização mental. As técnicas variam de acordo com a faixa etária e particularidades de cada grupo.
Segundo a secretária de Educação, Rosa Lippert, o objetivo para esse ano é expandir o projeto para alcançar mais pessoas. “Em 2019 o projeto atendeu aproximadamente 91 alunos e em 2020 a proposta é ampliar o atendimento para demais escolas, conforme disponibilidade de espaço para realização das oficinas.”
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação pelo número 3441-8700.

Texto de: Judy Wroblewski – Estágio Supervisionado/PMC
Edição de: Gisele Ortolan/PMC
Foto/Arte de: Divulgação/PMC
- Autorizada a reprodução dos textos e imagens, desde que as fontes sejam citadas.