CORONAVÍRUS: Aulas na rede municipal estão suspensas até 30 de março

Escrito por  Diretoria de Comunicação Social 16 Março 2020 Publicado em Últimas Notícias

As aulas na rede municipal estão suspensas até o dia 30 de março. A medida tem caráter preventivo e busca diminuir a propagação do vírus Corona. A Secretaria de Educação definiu medidas administrativas válidas até quarta-feira, dia 18: as Emefs devem manter plantão de atendimento aos pais e as Emeis garantir o atendimento como período de organização para as famílias. “Vamos adotar a prevenção, que tem sido o caminho mais eficaz até o momento. Estamos garantindo que os pais tenham até quarta-feira, para organizar a rotina dos pequenos”, destaca Rosa Maria Lippert, secretária de Educação. As medidas também atingem as Escolas de Educação Infantil Parceiras.
O poder público sugere que as escolas particulares adotem a mesma medida, a fim de evitar que o coronavírus possa se espalhar. Até o momento, não há nenhum caso confirmado de coronavírus em Cachoeirinha. “Estamos sugerindo que as pessoas evitem aglomerações, o que pode ser cancelado ou adiado o façam. Alguns países já determinaram o fechamento de fronteiras e que as pessoas não saiam de casa. Não chegamos a este ponto, mas todo cuidado é necessário para evitar a propagação do coronavírus”, aponta o prefeito Miki Breier.
O secretário de Saúde, Dyego Matielo, esclarece que os principais sintomas da Covid-19 são tosse, febre e dificuldade para respirar. “Apresentando estes sintomas, a pessoa deve procurar a nossa unidade de referência para o coronavírus, que é a UPA 24h. Os pacientes com suspeita de coronavírus serão isolados e terão prioridade no atendimento, para que seja feita a coleta para o diagnóstico ou não de Covid-19. Não temos que ter medo nem alarmismo e sim prevenir com medidas como lavar bem as mãos, usar álcool gel, evitar aglomerações e o contato físico”, orienta o titular da pasta.
Haverá diariamente uma atualização a respeito da evolução da doença em Cachoeirinha e quais atitudes serão tomadas. O município também cancelou eventos públicos, conforme decreto publicado na edição extra do Diário Oficial do Município do dia 13 de março de 2020.