CORONAVÍRUS: Como acessar a rede de Saúde

Escrito por  Vanessa Martins 20 Maio 2020 Publicado em Últimas Notícias
CORONAVÍRUS: Como acessar a rede de Saúde Divulgação/PMC

Quem precisa de atendimento médico e não tem suspeita de Covid-19 pode procurar as 16 unidades de Saúde, além da UPA. Com sintomas, acesse o aplicativo cachoeirinhacontracoronavirus

O sistema de Saúde do município foi reorganizado para proteger quem busca atendimento médico de ter contato com o Coronavírus. Entenda, abaixo, onde e quando procurar a rede:

> Quem NÃO TEM sintomas de problemas respiratórios:
Problemas de saúde não relacionados ao Coronavírus continuam sendo atendidos pelas unidades de Saúde. Quem precisa renovar uma receita, está com algum desconforto, necessita adaptar a sua medicação, entre outras situações não emergenciais, deve procurar a unidade de Saúde de referência mais próxima da sua casa.
As unidades atendem até às 17 horas, porém a UBS Odil funciona até às 20 horas. Após este horário, em caso de urgência, a população pode procurar a UPA, que fica na Av. Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 1301, no Jardim do Bosque, que funciona 24 horas. Ou ainda, chamar o SAMU pelo 192.

Já quem tem tosse, febre, cansaço e/ou dificuldade para respirar, entre outros sintomas, precisa acessar o aplicativo de celular “cachoeirinhacontracoronavirus” ou, pelo navegador, http://cachoeirinha-rs.coronavirus.tmp.br/. Ali, o paciente será atendido numa consulta médica on-line.

Havendo indicação do médico, o paciente é encaminhado para uma das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Canarinho, Betânia, José Ramos ou Carlos Wilkens, ou para uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Osvaldo Cruz ou CAIC Granja.
Caso o paciente não tenha acesso à internet, pode ir diretamente a uma destas unidades onde foram organizados espaços e equipes de saúde exclusivas para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. Se na consulta for verificada a gravidade dos sintomas, o paciente será encaminhado para internação na UPA ou no Hospital de Campanha. “

Hospital de Campanha - montado no Ginásio Municipal, no bairro Anair, a estrutura recebe pacientes com confirmação de Covid-19 ou com suspeitas, para que fiquem em isolamento com todos os cuidados necessários para a estabilização. O local tem 63 leitos, sendo 40 de enfermaria, 15 de isolamento e oito UTIs.